Dados de investigação: o que preciso saber?

estatísticas, resultados de experiências, medições, simulações, observações resultantes de trabalhos de campo, resultados de questionários, inquéritos, gravações de entrevistas, registos de texto, imagens, vídeos, registos áudio, tabelas, artefactos, fotografias, contribuições em redes sociais

Os  dados de investigação incluem todos os registos produzidos, obtidos ou usados durante o processo de investigação que possam validar os resultados da mesma.

dados abertos
publicação online de dados de investigação recolhidos durante um projeto de investigação e disponibilizados para acesso e reutilização.

dataset
trata-se de uma coleção de um conjunto de dados. Estes dados em conjunto são tratados como uma única unidade de informação.

big data
termo amplamente utilizado para nomear conjuntos de dados muito grandes ou complexos, com os quais os aplicativos de processamento de dados tradicionais ainda não conseguem lidar. São conjuntos de dados complexos que representam um desafio quanto ao seu armazenamento e tratamento.
os desafios colocados pelos Big Data incluem: análise, captura, curadoria, pesquisa, partilha, armazenamento, transferência e visualização, bem como informação sobre privacidade dos dados.

+ glossário CASRAI7
+ gestão de dados de investigação
+ dados abertos: requisitos do H2020 e  da FCT
+ disseminação e partilha

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.