Plano de gestão de dados

Um plano de gestão de dados de investigação tem como objetivo especificar todas as questões ligadas com a produção, arquivo, preservação, descrição, partilha e disseminação dos dados gerados no âmbito de um projeto de investigação. Através de um plano de gestão de dados é possível  compreender com clareza quais e como é que os dados vão ser recolhidos, tratados e disponibilizados durante e após a finalização de um projeto  bem como, a identificação dos intervenientes no processo, a definição do nível de acesso aos dados e a forma como poderão ser reutilizados noutros contextos.

plano de gestão de dados: como fazer?

Para a criação de um plano de gestão de dados poderá optar por utilizar a ferramenta DMPonline, desenvolvida pelo Digital Curation Centre (DCC) do Reino Unido em colaboração com o Curation Center da Universidade da Califórnia (UC3).

Através do DMPonline tem a possibilidade de consultar e efetuar o download dos modelos para criação de planos de gestão de dados com base nos requisitos das agências de financiamento. O modelo ligado com os requisitos dos dados abertos no H2020 já se encontra disponível.

Esta ferramenta pode também ser utilizada e pode servir como referência para a criação de um plano de gestão de dados no âmbito de projetos de investigação que não estão ligados aos financiadores que constam no DMPonline.

+ DMPonline
+ DCC: exemplos de planos de gestão de dados
+ DCC: Checklist para a criação de um plano de gestão de dados
+ dados abertos: requisitos do H2020 e  da FCT

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.