Dados de investigação: requisitos do H2020 e da FCT

A FCT recomenda que os beneficiários de financiamento partilhem os dados primários e outros materiais produzidos em projetos financiados pela FCT (…). Nas candidaturas a financiamento apresentadas à FCT, sugere-se que os candidatos incluam um plano de gestão de dados (…).

A 5 de maio de 2014, a FCT publicou a Política sobre a Disponibilização de Dados e outros Resultados de Projetos de I&D Financiados Pela FCT, que consiste essencialmente num conjunto de orientações gerais e recomendações aos beneficiários de financiamento, acerca de práticas a ter em relação à produção, armazenamento e partilha de dados de investigação.

The Commission has enabled access to and reuse of research data generated by
Horizon 2020 projects through the Open Research Data Pilot (ORD Pilot). (…) The Commission’s approach can therefore be described as “as open as possible, as closed as necessary”.

No âmbito do programa Horizonte 2020, a União Europeia lançou o Piloto de Dados de Investigação Aberto que visa melhorar e maximizar o acesso e a reutilização dos dados de investigação gerados por projetos financiados pela Comissão Europeia (CE). A CE estabeleceu os requisitos para dados abertos de investigação, requerendo na sua política a obrigatoriedade da publicação dos dados obtidos em acesso aberto: dados para validar os resultados apresentados em publicações científicas; outros dados, conforme especificado no plano de gestão de dados. Sempre que um projeto é financiado é obrigatório a apresentação de um plano de gestão de dados nos primeiros seis meses após aprovação e deve ser atualizado, sempre que necessário. Apenas mediante justificação específica e válida para projetos pontuais é aceitável o não cumprimento da partilha de dados.

implicações na prática:

criar um plano de gestão dos dados

assegurar o depósito num repositório

associar licenças Creative Commons (CC)

providenciar informação sobre as ferramentas utilizadas

+ Recomendações FCT
+ Recomendações H2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.