Teses e dissertações defendidas na UA: da mais antiga à mais recente

Todas as teses de doutoramento e dissertações de mestrado defendidas na Universidade de Aveiro, desde 1978, são inseridas no Catálogo das bibliotecas da UA. Aqui é possível encontrar a informação bibliográfica das mesmas, assim como os dados referentes à localização dos seus exemplares em formato impresso e digital.

Localização

Quanto aos formatos impresso e digital gravado em CD-ROM, os mesmos encontram-se localizados na Mediateca e na Biblioteca da UA, respetivamente. Estes exemplares não podem ser requisitados, mas podem ser consultados presencialmente mediante pedido junto do balcão de atendimento.

O formato digital (PDF) das teses e dissertações da Universidade está também disponível online no
RIA – Repositório Institucional da UA. Estão aqui carregadas todas as teses e dissertações defendidas a partir de 2008, estando a ser carregadas as dos anos anteriores pela equipa da Biblioteca, de forma faseada.

Pesquisa

A pesquisa de teses e dissertação no Catálogo das bibliotecas da UA pode ser efetuada através da caixa de pesquisa simples, pelo Título ou Autor, no caso de se procurar uma em específico.

Caso se pretenda efetuar pesquisa de teses e dissertações sobre um determinado Assunto ou Palavra-chave, poderá recorrer-se à Pesquisa Avançada. Na página desta pesquisa, introduz-se o/os termo(s) pretendidos e depois assinala-se a opção ‘Literatura cinzenta (Teses, Dissertações, …)’ no separador ‘Coleção’.

• Guardar pesquisas

Na página de resultados da pesquisa efetuada, é possível guardar a hiperligação da pesquisa, presente na barra de endereços, uma vez que a mesma é permanente. Para além disso, é também possível subscrever um RSS Feed da pesquisa efetuada, bastando para tal clicar no botão  Ícone do RSS feed.. Estas duas opções permitem saber os últimos documentos a serem adicionados ao catálogo bibliográfico desta tipologia e do assunto pretendido.

• Exportar registos

Na página de resultados da pesquisa ou na página de detalhe de um determinado registo que se pretenda guardar no gestor de referências bibliográficas (Mendeley), aceder à extensão “Import to Mendeley” presente no topo do browser. Na caixa que surge, selecionar o(s) registo(s) pretendido(s) e clicar em “Save”.