Década da Educação para o DS

Serve este post para disponibilizar o documento final, em Português, com o plano internacional de implementação da “Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável 2005-2014” (deds-nu2005.pdf)

Deixo, para comentários, um extracto da página 19 do documento:

“A Educação para o Desenvolvimento Sustentável reflete a preocupação por uma educação de alta qualidade e apresenta as seguintes características:
• ser interdisciplinar e holística: ensinar desenvolvimento sustentável de forma integrada em todo o currículo, não como disciplina aparte;
• visar a aquisição de valores: ensinar a compartilhar valores e princípios fundamentados no desenvolvimento sustentável;
• desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de encontrar solução para os problemas: ensinar a ter confiança ante os dilemas e desafios em relação ao desenvolvimento sustentável;
• recorrer a multiplicidade de métodos: ensinar a usar a palavra, a arte, arte dramática, debate, experiência, as diversas pedagogias para moldar os processos;
• estimular o processo participativo de tomada de decisão: fazer que os
alunos participem das decisões sobre como irão aprender;
• ser aplicável: integrar as experiências de aprendizagem na vida pessoal e profissional cotidiana;
• estar estreitamente relacionado com a vida local: abordar tanto os problemas locais quanto os globais, usando a(s) linguagem(s) mais comumente usada(s) pelos alunos. “

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.