Têm sido publicados vários estudos sobre quais devem ser as capacidades a privilegiar no século XXI por alunos e professores. As listas são mais ou menos longas e destacam diferentes dimensões formativas.
A que se encontra no site (http://www.ksbe.edu/spi/PDFS/21%20century%20skills%20full.pdf) de um grupo de escolas norte-americanas resultam de uma ampla revisão e são, do meu ponto de vista, de divulgar. Nesta sistematização, depois da definição do que são capacidades de aprendizagem para o sec. XXI, apresenta-se os temas em que as as 21 literacias se organizam: “Core Themes and Subjects,” “Learning and Innovation Skills,” “Life and Career Skills,” and “Information, Media, and Technology Skills.”
Entre outras destaco:
- Literacia cívica;
- Literacia ambiental;
- Comunicar com clareza e colaborar com os outros, incluindo com as TIC;
- Criatividade e inovação; e
- Resolução de problemas e pensamento crítico.
![Aveiro](http://blogs.ua.pt/ctspc/wp-content/uploads/2013/02/IMG_31681-1024x768.jpg)