Ferramentas de identificação de autoria

A ambiguidade na identificação de um autor é um problema comum na pesquisa em bases de dados, nomeadamente ao nível da contagem de citações e criação de relatórios de citação. Como muitos autores têm nomes similares, algumas bases de dados disponibilizam ferramentas que permitem a sua identificação de forma inequívoca, elegendo um único nome e relacionado todos os outros possíveis ao nome aleito. A afiliação e áreas de investigação, entre outros dados, estão também complementares na identificação do autor através destas ferramentas.

 

 

http://www.researcherid.com/

Permite gerir e partilhar na Web o perfil de cada investigador, através de um identificador único, incluindo a produção científica e respetivas métricas de citação, tratando-se também de uma plataforma de colaboração online entre comunidades de investigadores
As principais funcionalidades desta ferramenta são: a identificação inequívoca do autor; criação de uma lista de publicações por investigador e respetivas métricas de citações (h-index, contagem de citações, média de citações); pesquisa de investigadores de uma mesma área científica, seus perfis e trabalhos publicados, utilização da ferramenta Endnote Web. De destacar a possibilidade de integração com a Web of Science, permitindo um efetivo controlo de autoria para cada investigador.

 Facebook Researcher ID

Para efetuar um registo no ResearcherID:

  1. Aceda ao link http://www.researcherid.com/;
  2. Clique no link “join now, it´s free”;
  3. Preencha o formulário de registo próprio que dará origem a um Exclusive Invitation to ResearcherID.com por  parte da Thomson Scientific para que posteriormente se faça um registo definitivo por e-mail;
  4. Preencha o formulário definitivo tal como indicado na mensagem de e-mail.

+ informação em http://www.researcherid.com/resources/html/faq.html

 

 

Web of Science opção “author finder” – http://webofknowledge.com/WOS

A ferramenta “author finder” permite a localização de artigos de um determinado autor mediante uma pesquisa guiada, que passa pela seleção de possíveis variantes do nome e pela escolha das áreas temáticas a que o autor está ligado, bem como a afiliação.

Através do “author finder” é possível :

  • identificar quem está a citar um artigo;
  • criar uma lista dos artigos produzidos por um determinado autor e o número de vezes que foram citados por outras publicações, bem como uma lista dessas publicações;
  • o número médio de citações por publicação;
  • o índice h do autor;
  • excluir autocitações.

 

+ informação em http://thomsonreuters.com/products_services/science/science_products/a-z/web_of_science/

tutoriais vídeo em http://thomsonreuters.com/products_services/science/training/wos/

 

 

 

 

 

SCOPUS Author Identifier opção author search – http://www.scopus.com/

Permite a pesquisa por autor de uma forma inequívoca já que a funcionalidade determina quais as formas de nome que devem ser agrupadas sob uma identificação única. Esta funcionalidade baseia-se num algoritmo que liga formas de nomes baseados em dados como a afiliação, endereço, área de investigação, datas de publicação.

Esta ferramenta, após a pesquisa de um autor, disponibililiza um conjunto de dados bibliométricos, tais como::

  • O ID do autor na base de dados SCOPUS.
  • O número de artigos publicados e as repetivas referências bibliográficas ou o texto integral;
  • Através da opção “View author evaluator” permite criar gráficos com a percentagem dos títulos das revistas onde o autor publicou; a tipologia de documentos publicados;  as áreas onde o autor investiga; o h-index através de um gráfico, onde há a possibilidade de limitar por anos os resultados e excluir autocitações;

De referir que os dados bibliométricos disponibilizados pela SCOPUS iniciam apenas em 1996. Para dados anteriores, deve recorrer à ferramenta “author finder” da base de dados Web of Science,  por causa do seu periodo cronológico ser mais abrangente. Deve ter em conta, que os dados disponibilizados entre as duas fontes de informação – Scopus e Web of Science – podem não coincidir, devido ao diferente número e títulos de publicações indexadas em cada uma delas.

Os gráficos e tabelas disponibilizadas pelo “author search” podem ser exportados para Excell e as listas de referências bibliográficas para o EndNote.

+ informação

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.