Pesquisa de informação

Os artigos científicos, artigos de revisão e os papers de conferências são resultado da investigação científica publicada e um instrumento de difusão do conhecimento. Com uma estrutura própria, constituem informação de base, isto é, o primeiro estágio do ciclo da informação científica. Estes documentos podem ser localizados através de bases de dados de artigos científicos e de citação (SCOPUS ou Web of Science), repositórios de documentos digitais institucionais (RIA) ou temáticos (ARXIV), através de sistemas agregadores de bases de dados e repositórios, tais como a b-on, RCAAP e Google Scholar.

Estas fontes de informação, oferecem ao utilizador informação estruturada e relevante. Podem estar acessíveis na Internet ou com acesso limitado apenas para a UA. Com a vasta informação disponibilizada através da Internet e novos média, torna-se essencial saber usar, identificar e distinguir quais as fontes de informação com qualidade que temos ao nosso dispor.

Pesquisa em bases de dados de artigos científicos multidisciplinares
Estas fontes de informação são coleções de referências bibliográficas de artigos científicos, de revisão, de conferências e caracterizam-se pela sua abrangência. Reunem revistas científicas de diferentes editores e incluem informação estruturada, várias possibilidades de pesquisa, ferramentas de apoio à bibliometria e linguagem controlada na indexação dos vários artigos.  O acesso está limitado à rede da UA.

Scopus [+inf.]
Web of Science [+inf.]
Academic Search Complete  [+inf.]
Current Contents Connect [+inf.]
JSTOR  [+ inf.]

Pesquisa integrada
Estas fontes permitem realizar uma pesquisa em vários recursos em simultâneo, tais como bases de dados de artigos científicos, de editores, de bibliotecas digitais, livros eletrónicos, teses, relatórios, patentes e páginas web.

b-on [acesso ua.pt] [+inf.]
Google Scholar [acesso web] [+inf.]
RCAAP – Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal [acesso web] [+inf.]
Sciverse Hub [acesso ua.pt] [+inf.]
Web of Knowledge [acesso ua.pt] [+inf.]

Pesquisa em repositórios institucionais
Atualmente é possível aceder a uma multiplicidade de repositórios de documentos científicos e acdémicos em acesso livre na Web, que disponibilizam, na maior parte dos casos, o texto integral artigos, teses de doutoramento e dissertações de mestrado, relatórios, pré-prints de artigos, entre outros documentos.

RIA – repositório institucional da Universidade de Aveiro [+info.]
RCAAP – Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal  [+inf.]
DRIVER – Digital Repository Infrastructure Vision for European Research [+info.]

+ informação – Portal das Bibliotecas UA

Encontre estas e outras bases de dados de artigos científicos no Portal Web das Bibliotecas da UA.