Nº23, outono 2011 – especial alunos 1º ciclo

O reforço de serviços e conteúdos de apoio aos utilizadores que frequentam o 1o ciclo na Universidade de Aveiro é, em 2011, uma das fortes apostas das bibliotecas da UA, no âmbito de um plano mais alargado que inclui uma atenção mais focada nas necessidades específicas dos diferentes públicos que constituem a nossa comunidade. Entendemos que nos dias de hoje é cada vez mais essencial que, em contexto académico, os alunos adquiram competências ligadas à literacia informacional, seja no que se refere à utilização dos recursos que tradicionalmente se encontram numa Biblioteca como no domínio das ferramentas Web que permitem a pesquisa de informação.
Neste número do nosso boletim “A Biblioteca Informa” convidamos os utilizadores a:
– Descobrir os nossos espaços e serviços;
– Saber como localizar publicações nas Bibliotecas da UA;
– Conhecer os mecanismos de pesquisa de algumas fontes de informação essenciais, disponíveis em formato eletrónico, tais como e-books;
– Explorar o potencial de ferramentas Web 2.0 tais como o Netvibes e Sapo Campus PLE;
– Obter indicações e dicas úteis sobre as formas de elaborar referências bibliográficas.

Esperamos ser úteis!

Temas abordados neste número:

• As bibliotecas da UA;
  • Serviços e espaços que as bibliotecas da UA oferecem;
  • Zonas de estudo da Biblioteca;
  • Encontre os seus livros nas bibliotecas da UA;
  • Referências bibliográficas;
  • e_learning “bibliotecas UA”;
  • Livros eletrónicos na UA;
  • Infopédia;
  • Como posso…;
  • Desktop online : personaliza a tua informação;
  • Direitos e deveres dos utilizadores das bibliotecas da UA”;
  • A Biblioteca em Forma!.

› Para consultar o boletim – [pdf] [issuu]