A Revista Indagatio Didactica constitui-se num espaço editorial da responsabilidade do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF/UA), em que a investigação, produzida fundamentalmente por académicos e professores, nacionais e internacionais, é usada e transformada para promover práticas profissionais de inovação em contextos educativos diversificados.

Trata-se de uma revista on-line, dirigida a professores e formadores, que pretende proporcionar situações de comunicação entre os autores dos textos (investigadores, formadores e professores) e a generalidade da comunidade educativa, visando o desenvolvimento do espírito de indagação e ação críticas, pela descoberta de relações entre o conhecimento criado pelo autor do texto e o conhecimento dos leitores sobre as realidades com que convivem e em que atuam.

O número da Indagatio Didactica que agora se apresenta é um número especial constituído por 134 artigos referentes a Comunicações, em formato oral e em poster, apresentadas no V Seminário Ibero-Americano CTS (V SIACTS), subordinado ao tema “Novos desafios societais no ensino das ciências e tecnologia”, realizado na Universidade de Aveiro, 4-6 de julho de 2016. Todos os artigos se inserem na secção Didática e Desenvolvimento Curricular da revista, embora haja diferenças nas abordagens, nos objetos de estudo, nos enfoques teóricos e na abrangência dos destinatários de conclusões e reflexões. Note-se, desde já, que este número da Revista não é um livro de Atas / Proocedings. Todos os textos foram concebidos para esta publicação, segundo as normas definidas e sujeitos ao sistema de avaliação independente, conduzido por um Painel constituído por 57 avaliadores. Posteriormente, e quando aprovados, é que foram aceites para apresentação no V SIACTS.

Consultar Indagatio Didactica (vol. 8, nº 1, 2016)