Já se encontra disponível o livro de atas do “COOPEDU IV — Cooperação e Educação de Qualidade”, que conta com quatro artigos coautorados por membros do CIDTFF:
Cooperação Internacional para o Desenvolvimento na área da Educação em Ciência(s) recomendações sustentadas na investigação para a sua potenciação | Betina Lopes (CIDTFF)
O acolhimento de estudantes timorenses na Universidade de Aveiro: uma reflexão partilhada | Clara Magalhães, Miguel Oliveira, Betina Lopes (CIDTFF) & Fernando Costa
Potenciar o impacte da formação pós-graduada de professores em Angola: recomendações sustentadas num projeto de avaliação interinstitucional | Nilza Costa (CIDTFF), Bernardo Filipe Matias & Betina Lopes (CIDTFF)
Um estudo sobre indicadores mínimos de qualidade em educação, em São Tomé e Príncipe – o caso da educação pré-escolar | Gabriela Portugal (CIDTFF), Carlota Tomaz (CIDTFF) & António Neto Mendes (CIDTFF)
Organizado pelo Centro de Estudos Internacionais, o evento decorreu em Lisboa (ISCTE-IUL) nos dias 8 e 9 de novembro de 2018.
– – – – –
Referência do livro:
Carvalho, C.; Barreto, M. A., & Santos, F. (Coords.). (2019). COOPEDU IV — Cooperação e Educação de Qualidade: Livro de Atas. Lisboa: Centro de Estudos Internacionais. (ISBN : 9791036560446).
http://books.openedition.org/cei/583
Referências artigos:
Lopes, B. (2019). Cooperação Internacional para o Desenvolvimento na área da Educação em Ciência(s) recomendações sustentadas na investigação para a sua potenciação. in C. Carvalho, M. A. Barreto & F. Santos (Coords.) COOPEDU IV — Cooperação e Educação de Qualidade: Livro de Atas (145-155). Centro de Estudos Internacionais. https://books.openedition.org/cei/807
Magalhães, C., Oliveira, M., Lopes, B., & Costa, F. (2019). O acolhimento de estudantes timorenses na Universidade de Aveiro: uma reflexão partilhada. in C. Carvalho, M. A. Barreto, & F. Santos (Coords.) COOPEDU IV — Cooperação e Educação de Qualidade: Livro de Atas (157-165). Centro de Estudos Internacionais. https://books.openedition.org/cei/817
Costa, N., Matias, B. F., & Silva-Lopes, B. (2019). Potenciar o impacte da formação pós-graduada de professores em Angola: recomendações sustentadas num projeto de avaliação interinstitucional. in C. Carvalho, M. A. Barreto, & F. Santos (Coords.) COOPEDU IV — Cooperação e Educação de Qualidade: Livro de Atas (375-386). Centro de Estudos Internacionais. https://books.openedition.org/cei/1237
Portugal, G. , Tomaz, C. F. , & Neto-Mendes, A. . (2018). Um estudo sobre indicadores mínimos de qualidade em educação, em São Tomé e Príncipe – o caso da educação pré-escolar. in C. Carvalho, M. A. Barreto, & F. Santos (Coords.) COOPEDU IV — Cooperação e Educação de Qualidade: Livro de Atas (389-403). Centro de Estudos Internacionais. https://books.openedition.org/cei/1253
Teria sido interessante e muito relevante, referir o curso de preparação que foi desenhado especificamente para Timorenses, pela UA, e leccionado sob supervisão científica de docentes de diferentes departamentos da UA, e pelos próprios docentes, em muitas das Unidades de Formação que constituíram o Curso.
Tanto mais quanto a integração na sociedade e cultura Portuguesas foi uma das preocupações na estruturação do Curso.
Não está em causa a omissão de que a organização e operacionalização foram da UINFOC.
Mas é a omissão de uma iniciativa da UA que produziu muito conhecimento no tema do artigo.
Lamento que nem a autora do relatório final dele se tenha lembrado.