7 abril, 2022 | 14h30 | Videoconferência

Realizam-se no dia 7 de abril de 2022, pelas 14h30, por videoconferência, as provas do Programa Doutoral em Educação de Mário Rui de Gouveia Macedo, com o título “Reconstruindo o sentido da avaliação do desempenho docente através do desenvolvimento profissional do professor”.

Mário Macedo é orientado pelas investigadoras do CIDTFF, Ana Isabel Andrade (Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro) e Fátima Paixão (Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco).

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Resumo:

Nos últimos anos o sistema educativo tem sido sujeito a diversos ajustes no que concerne à Avaliação do Desempenho Docente (ADD). Mas é no Desenvolvimento Profissional (DP) que se potencia uma cultura de avaliação como processo individual e coletivo, indo ao encontro das especificidades dos contextos educativos.

Desta forma, esta investigação tem como objeto de estudo a relação entre a Avaliação do Desempenho Docente (ADD) e o Desenvolvimento Profissional (DP) dos professores, sendo orientada por duas grandes finalidades: (i) construir conhecimento sobre a relação entre DP e ADD e (ii) perspetivar e definir linhas orientadoras para o desenvolvimento de uma cultura de ADD contextualizada, colaborativa e potenciadora do DP dos professores.  De forma articulada com as questões de investigação, definiram-se os objetivos que tinham como finalidade conhecer as perceções dos coordenadores de departamento acerca das dinâmicas de DP implementadas no âmbito da ADD, contribuindo assim para a definição de uma cultura de avaliação de desempenho docente que potencie o DP dos professores.

A nível metodológico, esta investigação define-se como estudo de caso e foram utilizados como técnicas e instrumentos de recolha de dados o inquérito por questionário on-line e a entrevista semiestruturada.  Esteve ainda definida uma terceira forma de recolha de dados, que consistia num Curso de Formação (CF), que, devido à pandemia Covid-19, não foi utilizada. No entanto, o CF foi construído e validado junto de especialistas de didática e supervisão e de professores.

Os resultados da investigação revelam que o DP é, segundo os sujeitos inquiridos, reforçado nas formações que os professores frequentam, na necessidade de obter novas aprendizagens e que a ADD tem um reflexo bastante positivo na aquisição de novos conhecimentos para a aplicação em contexto profissional. A relação entre a ADD e o DP traduz-se num investimento feito ao longo da vida profissional do professor e a ADD face ao DP consegue identificar algumas das falhas presentes no desempenho dos docentes, no entanto, o processo continua a revelar dificuldades em evidenciar docentes que atingem elevados níveis de DP. É essencial a formação de pequenos grupos colaborativos, com objetivos comuns, por forma a potenciar o DP na ADD. Também concluímos que o espírito de entreajuda, o ambiente de partilha e a colaboração entre colegas têm influência direta no desempenho dos professores. Por fim, é importante que o coordenador de departamento contribua de forma ativa para o DP do docente, uma vez que este estudo privilegia o processo da ADD nas suas diversas perspetivas dentro da comunidade docente. Concluímos que os docentes entendem o DP como um processo de construção pessoal com características partilhadas ou colaborativas, mas também fatores sociais, individuais, a própria carreira docente, as experiências vivenciadas, proximidade com a comunidade educativa, assim como as reflexões feitas com pares de proximidade, como sejam os coordenadores de departamento.

Esta investigação tem um grande contributo para a intervenção nesta área da educação porque levanta problemáticas que foram pertinentes e que conduziram a conclusões que contribuem para um crescimento pessoal e profissional dos professores. Realçamos o contributo do DP que ser quer como um processo contínuo, reflexivo incidindo sobre vários domínios, sejam eles o conhecimento científico-pedagógico, as relações interpessoais, a prática pedagógica, ou outros. Assim como o trabalho colaborativo que se evidenciou como essencial junto do professor, uma vez que é necessária a motivação, empenho, partilha de informações, e um trabalho conjunto com objetivos comuns entre docentes.