Sob o lema “O ensino das Ciências para um desenvolvimento sustentável: desafios e perspetivas” decorreu no ISCED-Huíla entre 23 a 27 de Outubro de 2017 o 1º Congresso Internacional de Ensino das Ciências.
O evento integrou 6 cursos pré-congresso; 6 conferências plenárias, mais de 60 comunicações paralelas, uma sessão de posters, assim como uma mesa redonda.
Estiveram presentes investigadores do CIDTFF e alunos de pós-graduação do DEP, tendo realizado as seguintes atividades:
– Conferência Plenária dedicada ao tema “A Educação em Ciências na era “glocal”: perspetivas e desafios” (Nilza Costa, CIDTFF)
– Cursos “O Ensino das Ciências numa perspectiva de educação para um desenvolvimento sustentável” e “Análise de conteúdo”, dinamizados pelas investigadoras do CIDTFF Nilza Costa e Betina Lopes;
– Workshop “Avaliação das aprendizagens com recurso às TIC”, dinamizado por Maria João Loureiro (CIDTFF).
Comunicações:
– “ Promoção da competência de resolução de problemas explorando as TIC em atividades matemáticas em ambientes exteriores à sala de aula: um estudo de caso no 3º CEB” (Maria João Loureiro e Marlene Sampaio)
– “Ensino, aprendizagem e avaliação da física em Angola – recomendações baseadas na voz dos alunos” (Graça Breganha, Nilza Costa & Betina Lopes)
– “Impacto do plano mestre na formação de futuros professores de Matemática para o I Ciclo no Namibe – Angola: Análise de um Inquérito por questionário sobre o raciocínio algébrico” (Luís Kamuele & Maria Natividade)
– “Avaliação das aprendizagens de futuros professores na disciplina da Didática da Química da licenciatura em Ensino da Química da Escola Superior Pedagógica do Namibe: análise da situação atual e propostas de melhoria com base na literatura da especialidade” (Domingas Rodrigues & Nilza Costa).
Valeu esta publicação, pelo menos muitos ficam a saber do que se fez no Lubango, incluindo os Doutorandos de Aveiro