O Projeto EduPARK felicita Ana Rita Monteiro Rodrigues, atualmente inscrita no Programa Doutoral em Multimédia em Educação da Universidade de Aveiro, a quem foi atribuída pela FCT uma das 3 bolsas de doutoramento integradas no CIDTFF no painel de “Ciências da Educação”, com orientação das Investigadoras Lúcia Pombo e Teresa Neto.
A Doutoranda possui Licenciatura em Educação Básica e Mestrado em Ensino do 1º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB pela Universidade de Aveiro e propõe desenvolver o projeto de tese “Estratégias de gamificação com Realidade Aumentada no Parque Infante D. Pedro para uma aprendizagem informal ao nível das atitudes de conservação da natureza”, no âmbito do Projeto EduPARK.
Sobre o projeto de Ana Rita Rodrigues:
Título: Estratégias de gamificação com Realidade Aumentada no Parque Infante D. Pedro para uma aprendizagem informal ao nível das atitudes de conservação da natureza
Resumo:
A investigação que se apresenta é articulada com o projeto EduPARK, financiado por FEDER e FCT. Esta proposta visa explorar estratégias de gamificação, tendo por base a realidade aumentada, suportada por dispositivos móveis e geocaching no Parque Infante D. Pedro, em Aveiro.
Pretende-se conduzir um estudo de caso, em que o caso será a aprendizagem resultante das estratégias a implementar no Parque, ao nível das atitudes de conservação da natureza dos seus visitantes. Para isso, pretende-se desenvolver um Guião de jogo para a aplicação móvel do EduPARK sobre a natureza e sua conservação; produzir recursos para realidade aumentada; assim como, organizar um plano de atividades a decorrer no Parque para o público mais jovem em geral. A metodologia inclui técnicas de análise de conteúdo das interações dos utilizadores no website do Projeto, observação por grelha e por vídeo-gravação e inquirição, através de questionários e entrevista semiestruturada.
(Co)-orientação: Lúcia Pombo (UA-CIDTFF) e Teresa Neto (UA-CIDTFF)