A cerimónia de entrega do prémio European Consortium of Innovative Universities (ECIU) Team Award for Innovation in Teaching and Learning à equipa EduPARK decorreu a 14 de novembro e a notícia “EduPARK brilha na Cidade e na Europa” é publicada no Diário de Aveiro, na secção Laboração Contínua, p. 24, onde se explica o projeto e a relevância do referido prémio.

O prestigiado prémio europeu foi entregue pelo presidente do conselho de administração do ECIU, Mark Brown, e pelo Vice-Reitor para as Relações Internacionais da Universidade Autónoma de Barcelona, Màrius Martínez. Em nome da equipa EduPARK, a coordenadora Lúcia Pombo começou por agradecer à instituição que hospeda o projeto galardoado, o Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro (UA), e explicou a essência do EduPARK com recurso a uma flor, em que cada pétala correspondia a um elemento essencial do projeto, jogando o jogo do “bem-me-quer, mal-me-quer”. No final, o projeto foi amplamente elogiado e a equipa foi parabenizada pela comunidade científica internacional. Na cerimónia marcaram presença os membros da ECIU-UA, o Vice-Reitor Artur Silva e o Assessor Sénior das Redes Universitárias da União Europeia, Niall Power.

O prémio ECIU Team Award é uma iniciativa dos membros do consórcio que partilham um compromisso com a prática educacional de alta qualidade e desejam premiar e dar visibilidade a equipas interdisciplinares com práticas exemplares que demonstram a inovação e que procuram a excelência pedagógica. O EduPARK demonstrou um nível particularmente elevado de inovação dada a sua multidisciplinaridade, o uso educativo da Realidade Aumentada em tecnologias do dia-a-dia, como o smartphone, e o desafio do pensamento convencional sobre a forma como as pessoas aprendem.