No dia 8 de maio decorreu da formação acreditada, totalmente ao ar livre no Parque Infante D. Pedro, e constituiu um momento de formação que “apetece repetir”, de acordo com o feedback dos professores participantes.

A possibilidade de chuva não demoveu este grupo de 19 professores, do ensino básico e secundário, de participar na Ação de Formação de Curta Duração “EU AMO EduPARK – Educação Ubíqua com a Aplicação Móvel Outdoor EduPARK”, 2ª edição. A ação foi estruturada da seguinte forma: a) apresentação do projeto EduPARK e da sua aplicação móvel (app), b) exploração de um dos quatro guiões didáticos da aplicação pelos professores formandos no próprio parque, c) criação de recursos educativos passíveis de serem integrados em atividades de aprendizagens móveis outdoor, d) discussão do trabalho desenvolvido durante um piquenique partilhado, e) entrega de pequenos prémios de acordo com os resultados do jogo.

Os professores revelaram muito entusiasmo com a app EduPARK e seus recursos, particularmente com os modelos 3D em realidade aumentada, uma nova característica da app que apoia a aprendizagem dos seus utilizadores. Entre os comentários feitos pelos professores participantes à app EduPARK e formação, podem-se destacar os seguintes: “A atividade está muito interessante e bem concebida. Por este facto, considero que até os alunos menos empenhados aderirão bastante, podendo ser um motivo para se aplicarem mais no trabalho escolar.”; “Atividade muito interessante, motivadora, lúdica, formativa, … A aplicação foi bem concebida.”; “Penso que a metodologia foi muito boa, bem como o apoio das formadoras. (…) A formação foi excelente. Parabéns! Há muito tempo que não me divertia tanto numa formação, ao mesmo tempo que aprendi. (…)”

As Macacas do EduPARK também marcaram presença na formação, contribuindo para o bom-humor e motivação dos participantes.