Encontra-se já disponível no Repositório Institucional da Universidade de Aveiro, o 4º Caderno do LEIP da Série Propostas, que conta com os contributos da investigadora do CIDTFF Cristina Manuela Sá, e das mestres Ana Rita Mano, Inês Francisco, Sara Marcelino e Vanessa Ferreira.

Excerto:

“A publicação intitulada Transversalidades VII: Projetos dentro da sala destina-se a divulgar trabalho realizado no âmbito do projeto de intervenção educacional que os estudantes a frequentar um mestrado profissionalizante destinado à formação de educadores de infância e professores do 1º Ciclo do Ensino Básico e integrado na implementação do Processo de Bolonha têm de desenvolver no âmbito da prática pedagógica supervisionada articulada com o seminário de investigação educacional. Todos os projetos foram levados a cabo em contextos de Educação Pré-Escolar e de 1º Ciclo do Ensino Básico sob a nossa orientação científica.

O trabalho de investigação que eles pressupõem está associado à Linha 1 do Projeto Desenvolvimento de competências em língua do território: para uma educação em Português, subordinada ao tema Transversalidade e especificidade da língua portuguesa no currículo, em curso no LEIP (Laboratório de Investigação em Educação em Português). Recordamos que esta linha de investigação tem dois objetivos essenciais, para cuja concretização esta publicação dá o seu contributo: i) criar conhecimento relativo à natureza das competências transversais e específicas associadas à compreensão e produção escrita em língua materna; ii) definir estratégias didáticas capazes de promover o seu desenvolvimento em diferentes contextos educativos.”

ver mais

– – – – –

Referência:
Sá, C., Mano, A. R., Francisco, I. Marcelino, S., & Ferreira., V. (2019). Transversalidades VII: Projetos dentro da sala. Aveiro: Universidade de Aveiro. ISBN: 978-972-789-546-5. Retrieved from http://hdl.handle.net/10773/26176