29 maio, 2019 | Centro Cultural de Ílhavo

Alunos de uma turma de 7º ano da Escola Secundária da Gafanha da Nazaré (ESGN) representaram a escola no Seminário Local do projeto Coastwatch – uma estratégia de ciência cidadã georreferenciada, acompanhados pelos seus professores e pela investigadora do CIDTFF, Vânia Carlos e o doutorando Manuel Santos.

O Seminário do projeto, que se realizou no passado dia 29 de maio, no Centro Cultural de Ílhavo, contou com apresentações dos resultados da recolha e análise de lixo marinho que os alunos de todas as escolas do conselho de Ílhavo desenvolveram ao longo do presente ano letivo.

Tendo a implementação do projeto Coastwatch na ESGN contado este ano com o apoio do Smart School Lab da ESGN (por Vânia Carlos e Manuel Santos), três alunas realizaram a apresentação apelidada de mais inovadora do evento. Constou de uma narrativa digital georreferenciada com o StoryMaps® da esri onde se descreveu e analisou o levantamento georreferenciado do lixo marinho com recurso à aplicação Survey 123®, também da esri.

Reforçando o alto valor educativo da estratégia utilizada para a realização e comunicação da recolha de lixo marinho, o Eng.º Luís Rabaça, da Câmara Municipal de Ílhavo (coordenador local do projeto Coastwatch), solicitou publicamente o apoio de Vânia Carlos e Manuel Santos para estender esta estratégia de ciência cidadã georreferenciada a todas as escolas do município de Ílhavo para a edição do projeto Coastwatch no próximo ano letivo. O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, também presente no evento, acolheu de forma favorável a proposta lançada pelos alunos da ESGN, de fornecimento de um cantil aos alunos da escola para reduzir o consumo de garrafas de plástico, tendo referido ainda a intenção de alargar esta iniciativa às outras escolas do município.