No seguimento de anos anteriores, o Departamento de Educação e Psicologia (DEP) da Universidade de Aveiro participou na 14ª edição da academia de verão com o programa “Expedição à Lua! 3,2,1… descolar!”, entre os dias 8 e 12 de julho.
Com este programa, procura assinalar o aniversário dos 50 anos da expedição de Apollo 11, com os objetivos de explorar os conceitos que contribuíram para a 1ª expedição à LUA através de pedipapers, Apps, jogos, módulos interativos e atividades experimentais em laboratórios; e interpretar e comunicar conhecimentos que explicam o sucesso da 1ª viagem à Lua.
Damos a conhecer as atividades da responsabilidade dos investigadores do CIDTFF:
8 de julho |
3,2,1 … descolar até ao infinito e mais além!! | Ana Rodrigues (CIDTFF)
Sessão de
introdução às atividades, onde os participantes organizaram a sua expedição,
com todas as medidas de segurança, para descolar para uma semana onde a
diversão e conhecimento andam de pernas para o ar, mas com os pés bem assentes
no departamento de educação e psicologia.
8 de julho | Como
lidam os astronautas com o stress? 3,2,1…..Relaxar Stresslab | Anabela Pereira
(CIDTFF e CINTESIS)
Nesta
atividade as crianças tiveram a oportunidade de aprender a identificar sintomas
cognitivos, físicos e comportamentais do stress e, com a equipa de
investigadores do Stresslab, aprender algumas estratégias para lidar com
acontecimentos indutores de stress em situações de elevada pressão.
8 de julho | Com
a cabeça na Lua, mas na pele de um astronauta! | Ana Rodrigues (CIDTFF)
Com os
investigadores do LEduC / Jardim da Ciência os participantes desenvolveram
atividades que lhes permitiram responder questões sobre a Lua e a vida dos
astronautas no espaço.
9 de julho | Kamishibai
Missão à Lua | Rosa Faneca (CIDTFF)
A atividade começou com uma
sessão de conto através da técnica narrativa japonesa (o kamishibai), mantas no
relvado e todos (ou quase) sentados a ouvir duas das histórias criadas por
crianças que ganharam na primeira edição do concurso Kamishibai Plurilingue
2019. Os participantes puderam descobrir, construir e ilustrar um kamishibai
coletivo sobre as aventuras das expedições à Lua, com a ajuda das
investigadoras Rosa Faneca e Valentina Piacentini, fazendo uso de tintas para a
criação das várias pranchas, cada um colaborando como melhor podia ou queria. O
desafio final será “subir ao palco” e apresentar a história no butai, tal como
as dinamizadoras fizeram no início, partilhando uns com os outros o que
aprenderam, de uma forma divertida. Também ficou a ideia para uma futura
atividade kamishibai: aproveitamento de materiais reciclados.
11 de julho |
Gosto do EduPARK como daqui até à Lua! | Lúcia Pombo (CIDTFF)
Com recurso à
app EduPARK, que integra conteúdos em Realidade Aumentada, as crianças
aprenderam enquanto jogavam, em grupo, e se divertiam num percurso agradável
pelo Parque. Os grupos que responderam acertadamente a mais questões,
encontraram todos os tesouros escondidos e colecionaram mais bananas receberam
prémios EduPARK, mas todos tiveram direito a um pequeno prémio de participação.
11 de julho |
Matemática esp@cial! | Vanda Santos (CIDTFF)
Com o apoio da
investigadora do Lem@tic, exploraram em equipa, partilhando ideias, formulando questões/hipóteses
e construindo formas de as resolver/validar, alguns problemas simples que os ajudaram
a compreender alguma da matemática usada na descoberta espacial e a explorar a
modelação do sistema Terra-Lua.
12 de julho |
Quem quer ser astronauta? | Vânia Carlos (CIDTFF)
Nesta
atividade, foram desafiados a testar, em equipa, o que aprenderam ao longo da semana
no concurso “Quem quer ser Astronauta”. A equipas precisavam de ter uma
pontuação mínima para que cada elemento consiga o diploma de Astronauta, havendo
ainda uma surpresa para a que tivesse a melhor pontuação.
12 de julho | Um
videoclip vou realizar! 1, 2, 3… Ação! | Maria José Loureiro (CIDTFF)
Nesta sessão foram
desafiados a produzir, em grupo, um videoclip da semana, mostrando tudo o que fizeram
e aprenderam, o que gostaram mais e incentivando outros a participarem na
Academia de Verão no próximo ano. Com tecnologias multimédia, puderam
associar registos fotográficos, áudio e outros, tratar das descrições,
legendas, som e efeitos especiais.
12 de julho |
Aterrar em segurança! Missão cumprida! | Diana Oliveira (CIDTFF)
Na sessão de
encerramento, apreciaram-se os videoclips realizados pelas diferentes equipas e
recordar os momentos vivenciados durante a semana, registando também o grau de satisfação participantes.
Para as atividades do DEP inscreveram-se, este ano, 21 crianças.