No seguimento de anos anteriores, o Departamento de Educação e Psicologia (DEP) da Universidade de Aveiro participou na 14ª edição da academia de verão com o programa “Expedição à Lua! 3,2,1… descolar!”, entre os dias 8 e 12 de julho.

Com este programa, procura assinalar o aniversário dos 50 anos da expedição de Apollo 11, com os objetivos de explorar os conceitos que contribuíram para a 1ª expedição à LUA através de pedipapers, Apps, jogos, módulos interativos e atividades experimentais em laboratórios; e interpretar e comunicar conhecimentos que explicam o sucesso da 1ª viagem à Lua.

Damos a conhecer as atividades da responsabilidade dos investigadores do CIDTFF:

8 de julho | 3,2,1 … descolar até ao infinito e mais além!! | Ana Rodrigues (CIDTFF)
Sessão de introdução às atividades, onde os participantes organizaram a sua expedição, com todas as medidas de segurança, para descolar para uma semana onde a diversão e conhecimento andam de pernas para o ar, mas com os pés bem assentes no departamento de educação e psicologia.

8 de julho | Como lidam os astronautas com o stress? 3,2,1…..Relaxar Stresslab | Anabela Pereira (CIDTFF e CINTESIS)
Nesta atividade as crianças tiveram a oportunidade de aprender a identificar sintomas cognitivos, físicos e comportamentais do stress e, com a equipa de investigadores do Stresslab, aprender algumas estratégias para lidar com acontecimentos indutores de stress em situações de elevada pressão.

8 de julho | Com a cabeça na Lua, mas na pele de um astronauta! | Ana Rodrigues (CIDTFF)
Com os investigadores do LEduC / Jardim da Ciência os participantes desenvolveram atividades que lhes permitiram responder questões sobre a Lua e a vida dos astronautas no espaço.

9 de julho | Kamishibai Missão à Lua | Rosa Faneca (CIDTFF)
A atividade começou com uma sessão de conto através da técnica narrativa japonesa (o kamishibai), mantas no relvado e todos (ou quase) sentados a ouvir duas das histórias criadas por crianças que ganharam na primeira edição do concurso Kamishibai Plurilingue 2019. Os participantes puderam descobrir, construir e ilustrar um kamishibai coletivo sobre as aventuras das expedições à Lua, com a ajuda das investigadoras Rosa Faneca e Valentina Piacentini, fazendo uso de tintas para a criação das várias pranchas, cada um colaborando como melhor podia ou queria. O desafio final será “subir ao palco” e apresentar a história no butai, tal como as dinamizadoras fizeram no início, partilhando uns com os outros o que aprenderam, de uma forma divertida. Também ficou a ideia para uma futura atividade kamishibai: aproveitamento de materiais reciclados.

11 de julho | Gosto do EduPARK como daqui até à Lua! | Lúcia Pombo (CIDTFF)
Com recurso à app EduPARK, que integra conteúdos em Realidade Aumentada, as crianças aprenderam enquanto jogavam, em grupo, e se divertiam num percurso agradável pelo Parque. Os grupos que responderam acertadamente a mais questões, encontraram todos os tesouros escondidos e colecionaram mais bananas receberam prémios EduPARK, mas todos tiveram direito a um pequeno prémio de participação.

11 de julho | Matemática esp@cial! | Vanda Santos (CIDTFF)
Com o apoio da investigadora do Lem@tic, exploraram em equipa, partilhando ideias, formulando questões/hipóteses e construindo formas de as resolver/validar, alguns problemas simples que os ajudaram a compreender alguma da matemática usada na descoberta espacial e a explorar a modelação do sistema Terra-Lua.

12 de julho | Quem quer ser astronauta? | Vânia Carlos (CIDTFF)
Nesta atividade, foram desafiados a testar, em equipa, o que aprenderam ao longo da semana no concurso “Quem quer ser Astronauta”. A equipas precisavam de ter uma pontuação mínima para que cada elemento consiga o diploma de Astronauta, havendo ainda uma surpresa para a que tivesse a melhor pontuação.

12 de julho | Um videoclip vou realizar! 1, 2, 3… Ação! | Maria José Loureiro (CIDTFF)
Nesta sessão foram desafiados a produzir, em grupo, um videoclip da semana, mostrando tudo o que fizeram e aprenderam, o que gostaram mais e incentivando outros a participarem na Academia de Verão no próximo ano. Com tecnologias multimédia, puderam associar registos fotográficos, áudio e outros, tratar das descrições, legendas, som e efeitos especiais.

12 de julho | Aterrar em segurança! Missão cumprida! | Diana Oliveira (CIDTFF)
Na sessão de encerramento, apreciaram-se os videoclips realizados pelas diferentes equipas e recordar os momentos vivenciados durante a semana, registando também o  grau de satisfação participantes.

Para as atividades do DEP inscreveram-se, este ano, 21 crianças.

ver mais