O “Colóquio de Barriguinhas”, sobre a gravidez e o bebé, foi dinamizado pela investigadora Marília Rua (CIDTFF) e Rita (enfermeira Especialista em enfermagem de Saúde Materna), no Laboratório para atividades de vida diária, da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro (ESSUA) no dia 3 de outubro.

Constituiu-se num momento de conversa informal destinada a grávidas e pais recentes, docentes e investigadores da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro e Departamento de Ciências Médicas (DCM). Estiveram presentes, um casal com uma bebé de 3 semanas, uma mãe com um bebé de 5 semanas e ainda uma grávida.

Com cerca de 2h de duração, teve direito às mais diversas questões, dúvidas, curiosidades, partilhas de experiências das mamãs, sobre os temas:  amamentação (horários, estratégias, recursos), sono do bebé, articulação das atividades dos pais com os cuidados ao bebé, banho do bebé, transporte em carrinho ou ao colo; mas também sobre trabalho de parto, locais e tipos de parto.

A ideia surgiu do facto de, no início deste ano letivo se ter observado que na ESSUA e DCM haviam 8 grávidas (das quais, entretanto, já nasceram 3 bebés). Na sequência de apoio dado pela investigadora a uma das grávidas e de uma conversa informal com esta e esclarecimento de dúvidas, considerou que seria interessante organizar um encontro com elas, em que a Rita foi convidada a participar na dinamização.

Este terá sido um colóquio piloto que, pela satisfação dos participantes e vontade de participar noutros, se irá repetir, aberto à comunidade académica. Fará parte do projeto de trabalho de Marília Rua para este ano letivo, em que se encontra em licença sabática, mas que espera dar continuidade de forma sistematizada enquanto oferta de apoio à população da UA (estudantes, funcionários/docentes).