Representantes dos projetos EduPARK e EN-Abilities encontram-se no TechDays 2019, evento sobre tecnologias da informação, educação para a ciência, comunicação, informática e eletrónica, dirigido a um público alvo diversificado, que se realiza entre os dias 10 e 12 de outubro, no Parque de Exposições de Aveiro.

Integrando a comitiva de cerca de 70 projetos da Universidade de Aveiro e mostrando o que se faz na Universidade de Aveiro / CIDTFF, os investigadores do CIDTFF Lúcia Pombo e Jaime Ribeiro estarão presentes no espaço da UA com os projetos EduPARK e En-Abilities, ao longo dos três dias e  ao longo do primeiro dia e tarde do segundo respetivamente.

O projeto EduPARK permite aos visitantes desta feira tecnológica experimentar a app interativa EduPARK com Realidade Aumentada, que se encontra disponível para download de forma gratuita na Google Play Store. A app permite aos utilizadores, em modo de jogo ou em modo livre, aceder a conteúdos em Realidade Aumentada para aprender de forma autêntica e contextualizada no Parque Infante D. Pedro, em Aveiro. O modo de jogo possibilita a exploração do Parque através de guiões dirigidos a alunos e professores do Ensino Básico ao Superior, assim como aos visitantes do Parque. Possui ainda conteúdos em Português e em Inglês. Os visitantes do espaço EduPARK têm revelado ser este o seu primeiro contacto com tecnologias de Realidade Aumentada e têm manifestado interesse em utilizar a app para explorar o Parque de uma forma diferente.

O projeto EN-Abilities procura desenvolver ferramentas com o objetivo de encorajar a aprendizagem autónoma de línguas por pessoas com necessidades especiais, em contextos educacionais informais e não-formais, implementando um ambiente virtual de aprendizagem, bem como uma nova metodologia validada e baseada em evidências e uma nova aproximação, traduzida em orientações práticas para software developers e orientações pedagógicas para professores. Da parte do CIDTFF, conta com o trabalho de Jaime Ribeiro, como Investigador Principal, e dos investigadores António Moreira e Margarida Lucas.