23 de outubro, 11h00 | Sala de Reuniões e Tradução, Edifício Central e da Reitoria da Universidade de Aveiro

Realizam-se no dia 23 de outubro, pelas 11h00, na Sala de Reuniões e Tradução, no Edifício Central e da Reitoria, as provas do Programa Doutoral em Multimédia em Educação da investigadora do CIDTFF, Ana Margarida Fernandes de Oliveira, com o título: “Projeto EduLabs: perceções, práticas e impacto do uso de tecnologias em contexto educativo”.

Ana Margarida Oliveira é orientada pela investigadora do CIDTFF, Lúcia Pombo.

Resumo:

Os avanços científicos e tecnológicos que marcam o mundo em que os alunos crescem requerem que se definam políticas educativas que permitam usar o potencial das tecnologias digitais em benefício do ensino e da aprendizagem. As tecnologias digitais permitem o acesso ao conhecimento e à aprendizagem a qualquer hora e em qualquer lugar, o que implica uma mudança no papel tradicional do professor, que passa a ser um facilitador da aprendizagem através da implementação de estratégias de ensino que colocam o aluno no centro do processo educativo.

Partindo do pressuposto de que o uso de tecnologias digitais permite implementar novos modelos de ensino que contribuem para aumentar a qualidade da aprendizagem, preparando os alunos para os desafios da sociedade atual, o projeto EduLabs foi criado tendo por base três pressupostos: a disponibilização de tecnologias digitais a professores e alunos; a formação de professores para integração dessas tecnologias no processo de ensino e de aprendizagem; e a monitorização e acompanhamento dos professores ao longo do processo de apropriação e integração inovadora dos recursos disponibilizados.

A investigação que se apresenta foi desenvolvida no Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré, um dos agrupamentos onde foi implementado o projeto piloto EduLabs. Trata-se de estudo de caso, de natureza mista e assente no paradigma interpretativo, que procurou conhecer as perceções e as práticas dos docentes envolvidos sobre o uso das tecnologias digitais no processo educativo, avaliar o impacto do uso dessas tecnologias no ensino e na aprendizagem e delinear recomendações para a implementação de projetos educativos com integração das tecnologias digitais. Com estes propósitos, recolheram-se dados através de técnicas e instrumentos diversificados, nomeadamente, entrevista, questionários a professores e alunos, grelhas de registo de aulas, diário de bordo da investigadora e relatórios reflexivos dos docentes. Os resultados obtidos encontram-se sistematizados, neste documento, em sete publicações científicas da autoria da investigadora e da sua orientadora, que procuram, individualmente, dar resposta a cada um dos objetivos de investigação definidos.

Os resultados apontam para perceções positivas dos docentes sobre o impacto do uso das tecnologias digitais, quer para o ensino, quer para a aprendizagem. Ao nível das práticas, destaca-se um uso frequente dos recursos tecnológicos disponibilizados, nas aulas e na sua preparação, no entanto, regista-se a implementação pouco frequente de estratégias de ensino inovadoras.

As conclusões formuladas ao nível das perceções e práticas, e consequentemente ao nível do impacto no ensino e na aprendizagem, permitem definir um conjunto de recomendações para a implementação de projetos educativos de natureza tecnológica. A este nível destaca-se que é fundamental a existência de políticas educativas eficazes que promovam a integração inovadora das tecnologias digitais. Neste sentido, para além da disponibilização dos recursos tecnológicos adequados, é necessário garantir apoio técnico para a sua utilização. No entanto, a tecnologia não deve ser sobrevalorizada em relação à pedagogia, motivo pelo qual se torna fundamental investir no desenvolvimento profissional docente, que foque as duas vertentes. A formação deve promover a aquisição de conhecimentos tecnológicos dos professores, mas, acima de tudo, deve preparar os docentes para a utilização desses recursos, na prática, de forma inovadora, em benefício da aprendizagem dos seus alunos. O acompanhamento, a monitorização e a avaliação contínua do processo de integração de tecnologias digitais no ensino e na aprendizagem também se revestem de extrema importância, uma vez que permitem fazer ajustes e melhorias sempre que necessário.