Da autoria dos Professores Idália Sá-Chaves, Professora Associada aposentada da Universidade de Aveiro e investigadora do CIDTFF e Jorge Carvalho Arroteia, Professor Catedrático do Departamento de Educação e Psicologia da mesma instituição, foi lançado, no dia 15 de dezembro, o livro intitulado “Universidade de Aveiro: Causa Honoris”, no âmbito das comemorações do 44.º aniversário da sua criação.

A obra tem como objetivo identificar um conjunto de princípios que em si mesmos definem uma lógica e uma matriz identitária que subentende e fundamenta as funções de gestão, governo e guidance no exercício das lideranças que, ao longo de quase meio século, têm garantido à Universidade de Aveiro um notável percurso de afirmação científica, académica e social que é, nacional e internacionalmente, reconhecido.

Trata-se de um estudo no qual são analisados e cruzados os discursos proferidos nas cerimónias públicas de Doutoramento Honoris Causa, pelos Reitores e pelos Doutores Honoris Causa laureados, bem como de Presidentes da Associação Académica e dos Padrinhos que fundamentam os perfis de competência e a excelência do título.