banner_id_id0001_200dpiA Indagatio Didactica é uma revista on-line, da responsabilidade do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), dirigida a professores e formadores, que pretende proporcionar situações de comunicação entre os autores dos textos (investigadores, formadores e professores) e a generalidade da comunidade educativa, visando o desenvolvimento do espírito de indagação e ação críticas, pela descoberta de relações entre o conhecimento criado pelo autor do texto e o conhecimento dos leitores sobre as realidades com que convivem e em que atuam.

O número da Indagatio Didactica que agora se apresenta é um número especial constituído por 9 artigos selecionados a partir dos textos aceites para o Encontro Internacional “A Voz dos Professores de Ciências e Tecnologia” (VPCT2016).

O VPCT2016 decorreu na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real, Portugal, nos dias 11 e 12 de novembro de 2016. Todas as submissões foram sujeitas a um processo de revisão duplamente cego por, pelo menos, dois revisores da respetiva área científica. Depois deste processo, os manuscritos aceites foram revistos pelos respetivos autores para incorporar as sugestões feitas pelos revisores. Por fim, os artigos selecionados para publicação neste número especial tiveram um processo de edição adicional.

Constituiu-se como um fórum multidisciplinar de apresentação, partilha e discussão de relatos de práticas de ensino e de investigação sobre práticas de ensino de Ciências e Tecnologia (C&T), em todos os níveis de ensino. Acolheu professores e investigadores em ensino de Matemática, de Ciências da Natureza, de Física e Química, de Engenharia e de Tecnologia, vindos de Angola, Brasil, Espanha e Portugal.

Os textos selecionados e agora publicados na Indagatio Didactica são artigos sobre investigações centradas nas práticas de ensino de C&T.

Este número especial da Indagatio Didactica é um contributo para caminhar no sentido de alcançar este objetivo, nomeadamente ao divulgar a investigação feita por professores e investigadores em vários setores de atividade sobre práticas de ensino formal e informal em C&T.

Ver Indagatio Didactica (vol. 8, nº 4, 2016)