Alexandra Ataíde & Anabela Pereira (CIDTFF) | In Indagatio Didactica, 9 (2), pp. 317-328

Resumo:

“Neste artigo propomos um programa de desenvolvimento de competências transversais, ou soft skills, que foi concebido para ser aplicado nas escolas em Portugal, destinado aos alunos do ensino secundário e orientado por professores ou formadores, com a participação dos pais/encarregados de educação e outros agentes educativos da comunidade.

A abordagem e estratégias ativas escolhidas colocam o aluno como protagonista e cocriador de conhecimento, o professor/formador será criador e facilitador das condições de aprendizagem. A resolução de problemas é a estratégia de aprendizagem ativa central e condutora de todo o programa, sendo que a aprendizagem cooperativa é outra das estratégias aplicada ao longo das sessões. Os alunos são desafiados a identificarem e a criarem soluções para os problemas que mais os interpelam, seja na comunidade escola, seja na comunidade mais alargada. Ao longo deste processo, o professor/facilitador cria condições para que os alunos desenvolvam as competências transversais necessárias à resolução dos problemas identificados.

Este programa vem dar resposta à necessidade de desenvolvimento de competências transversais e do talento nos jovens no sistema educativo em Portugal. Através deste programa de aprendizagem, pretendemos contribuir para a criação de condições de aprendizagem para que os jovens se preparem para um mercado de trabalho que se está a transformar rapidamente, para que combatam o desemprego, a desmotivação e criem condições para que possam fazer o que gostam. Neste sentido, propõe-se a intervenção pela capacitação dos jovens na resolução de problemas complexos, na cooperação e na cidadania ativa na comunidade.”

ver mais