Principal informação para Fevereiro de 2018, relativamente a iniciativas e oportunidades na área da investigação e inovação em Saúde a nível Europeu, disponibilizada por Patrícia Calado, Delegada e Ponto de Contacto Nacional do Horizon 2020:
– 22 de Fevereiro, em Lisboa | InfoDay Nacional sobre o EURATOM, o programa Europeu para investigação e formação na área do nuclear. Participação gratuita mas com registo obrigatório.
– Até 2 de março | Candidaturas individuais ao Prémio “Best Practice in Personalised Medicine“, do International Consortium for Personalised Medicine (ICPerMed), que visa reconhecer, encorajar, promover e disseminar exemplos de excelência em boas práticas em medicina personalizada. Têm por base publicações científicas e/ou estratégias de boas práticas na área da medicina personalizada entre Janeiro de 2016 e 31 de Dezembro de 2017.
– 5 de Março | “Webinar on How to implement Clinical Studies in Horizon 2020”, para esclarecimento de questões sobre os concursos de 2018 do Desafio Societal 1 “Saúde, alterações demográficas e bem-estar”. As inscrições estão abertas e o número de participantes é limitado.
– Até 15 de março | Candidaturas aos três concursos para expressões de interesse do Human Brain Project (HBP) para submissão de propostas que contribuam directamente para a melhoria das capacidades e funcionalidades da Medical Informatics Platform (MIP). Candidaturas
– 30 de março | Deadline do prémio Smart Ageing Prize, que visa premiar produtos e serviços que usam tecnologias digitais inovadoras para ajudar as pessoas idosas a participar na vida social.
– Até 28 de maio | Programa Active and Assisted Living (AAL) – candidaturas abertas à call 2018 “Smart Solutions for Ageing well”
– A Comissão Europeia adoptou uma proposta para reforçar a cooperação entre os Estados Membros relativamente à Avaliação das Tecnologias em Saúde.
vEuropean Institute of Innovation and Technology (EIT): Wild Card é uma nova iniciativa liderada pelo EIT-Health para identificar e apoiar ideias inovadoras e de alto risco com o potencial de transformar uma determinada área dos cuidados de saúde na Europa.
– Draft do programa de trabalho para os concursos de 2018 da Connecting Europe Facility (CEF) in Telecom, com 8 M€ para eHealth.