Aida Figueiredo, investigadora do CIDTFF e docente do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, apresentou o projeto Limites Invisíveis em entrevista à TSF, no passado dia 15 de fevereiro, no âmbito do encontro “Limites Invisíveis, 2 anos na (Casa da) Mata”, de celebração dos 2 anos de existência do projeto.
O evento, que teve lugar na Escola Superior de Educação de Coimbra, contou com a presença de todos os envolvidos no desenvolvimento do projeto.
Intervieram ainda na sessão Emília Bigotte (presidente do CASPAE), Ana Coelho (ESEC), Vera do Vale (ESEC) e Marlene Miguéis (CIDTFF), envolvidas na coordenação do projeto, entre outros responsáveis das instituições parceiras, bem como Vibeke Gjessing, especialista na formação de profissionais de educação nesta área.
O projeto, promovido pelo consórcio constituído pela Escola Superior de Educação de Coimbra/IPC, pela Universidade de Aveiro/DEP e pelo CASPAE-IPSS, com o apoio do ICNF, visa a implementação de Programas de Educação na Natureza, desenvolvidos em complementaridade à oferta educativa formal para crianças entre os 3 e os 10 anos.
A implementação dos Programas ocorre na antiga casa do guarda da Mata Nacional do Choupal, em Coimbra, que foi adaptada para acolher a iniciativa, oferecendo às crianças oportunidades de brincar ao ar livre e de exploração na natureza.