22 de março 2018, 14h30 | Anfiteatro do Departamento de Ambiente e Ordenamento, Universidade de Aveiro
No próximo dia 22 de março, pelas 14h30, realizar-se-ão, no anfiteatro do Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro, as provas do Programa Doutoral em Educação de Isabel Cristina de Oliveira Ramos com o título: “Avaliação da qualidade pedagógica no ensino superior privado: estudo de caso”.
Isabel Ramos é orientada pelo Professor Associado do Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro, e investigador do CIDTFF, António Neto Mendes.
Seguem o resumo e palavras-chave disponibilizados pela doutoranda.
Resumo:
“O discurso da qualidade e o da avaliação têm vindo a ocupar as agendas das políticas educacionais em vários países. A compreensão das políticas de qualidade que se instalaram nos sistemas educacionais, incluindo a avaliação da qualidade pedagógica, implica ter em consideração as políticas de globalização e os seus efeitos, nomeadamente no caso do Ensino Superior, com vista à equidade e à justiça.
Esta investigação visa contribuir para uma melhor compreensão da importância que os alunos, diretor da instituição de Ensino Superior e professores têm sobre a avaliação da qualidade pedagógica, bem como a melhoria das práticas de professores.
Se, por um lado, há vários estudos sobre o desempenho docente, a avaliação de professores e o descontentamento geral que se tem vivenciado, por outro, são poucos os estudos que incidem na questão da avaliação dos docentes do ponto de vista dos instrumentos utilizados na avaliação da qualidade pedagógica, incluindo os questionários de avaliação pedagógica preenchidos pelos alunos.
Assente numa metodologia de natureza mista, o estudo baseia-se na aplicação de inquéritos por questionário (a alunos e professores) e entrevistas semiestruturadas (ao diretor, aos membros integrantes do Gabinete de Qualidade e Auditoria e a membros do Conselho Pedagógico), numa instituição de Ensino Superior privado, da zona norte de Portugal.
Os resultados demonstram que os alunos consideram que os questionários permitem reunir opinião útil sobre a qualidade pedagógica junto da comunidade, principalmente no que concerne à avaliação docente. Com relação à verificação do papel do diretor da instituição no processo de Avaliação da Qualidade Pedagógica, este assenta num sentido prático de tomada de decisão na avaliação do desempenho e, por fim, os professores referem os momentos de avaliação como importantes indicadores de insatisfação, satisfação e de promoção de novas práticas em prol de um ensino de maior qualidade.
Conclui-se que a avaliação realizada pelos alunos contribuirá para a melhoria da prática docente, visto que os questionários permitem reunir opinião útil e a partir deles pode melhorar-se a qualidade da instituição de Ensino Superior privado, passando pela melhoria da prática docente, já que, para os participantes, recorrer aos questionários para avaliar os docentes é valorizar a opinião dos alunos.”
Palavras-chave: Educação, Ensino Superior privado, Cultura Avaliativa, Desenvolvimento Profissional, Questionários de Avaliação da Qualidade Pedagógica.