Rui Marques Vieira (CIDTFF)

 

Apresentação:

“Estudos e diferentes iniciativas e medidas políticas têm contribuído para a tomada de consciência da importância da educação em Ciências desde os primeiros anos de escolaridade.

No âmbito das mudanças e reformas curriculares de vários países ocidentais, esta tem sido das finalidades mais referidas. As realidades social e educacional contemporâneas levaram muitos investigadores e educadores em Ciência a repensar a educação em Ciências e a dar ênfase a uma cultura para a Ciência assente na literacia científica para um público informado.

De facto, tem sido defendida uma educação em Ciências numa perspetiva de literacia científica, por oposição a uma lógica de mera instrução, que promova o desenvolvimento pessoal dos alunos e lhes permita pensar por si próprios, enfrentar a vida e alcançar uma participação esclarecida e racional numa sociedade democrática.

As considerações e reflexões que aqui se incluem dizem respeito ao percurso de formação, investigação e inovação na Didática das Ciências. A perspetiva didática que se assume situa-se no âmbito do socioconstrutivismo, em que as metodologias de trabalho cooperativo entre pares e entre mestrandos/as e docente assumiram um lugar de destaque.

Este livro é destinado a futuros professores e a metodologia abordada permite a compreensão mais aprofundada das implicações de diferentes opções didáticas, procurando que todas as semanas e a propósito de cada um dos conteúdos abordados sejam sempre realizadas diferentes tarefas com o propósito de criar oportunidade para a apropriação de aprendizagens realizadas e sua mobilização para situações e contextos de prática enquanto (futuros) professores de Ciências.”

 

Título: Didática das Ciências para o Ensino Básico
112 páginas
ISBN: 978-989-8842-29-9
Preço: €12.00

Encomenda: encomendar@silabas-e-desafios.pt