Rita Tavares (CIDTFF), Luís Pedro (DeCA, Universidade de Aveiro) & Rui Vieira (CIDTFF)
Divulgamos o artigo da autoria dos investigadores Rita Tavares (CIDTFF), Luís Pedro (DeCA, Universidade de Aveiro) e Rui Vieira (CIDTFF), no blog do WebQDA, subordinado ao tema “A análise de dados qualitativos: validação de sistemas de categorias”.
Segue-se um excerto do artigo:
“Na investigação em Educação, maioritariamente baseada em evidências de carácter qualitativo, é comum encontrarem-se diversas barreiras no que toca à “credibilidade das estratégias qualitativas de investigação” adotadas (Amado, 2014, p. 353). Nesta lógica, a validação e fiabilidade dos processos de análise de dados são cada vez mais uma preocupação, com vista a tornar os desenhos metodológicos e as conclusões retiradas o mais confiáveis possível e, consequentemente, aceites pela comunidade (científica). Esta preocupação torna-se ainda mais visível quando a investigação é voltada para processos de desenho educativo, ou seja, quando da investigação resultam, por exemplo, programas curriculares e produtos educativos a implementar em contexto escolar (McKenney & Reeves, 2012; Plomp & Nieveen, 2013; Reeves, 2006; Reigeluth & Frick, 1999; van den Akker, Gravemeijer, McKenney, & Nieveen, 2006).”