11 abril, 2018 | Auditório 5.2.22, Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro
A sexta palestra da 4ª edição do “UnderInvestigation: Psicologia&Educação@UA”, subordinada ao tema “Technology Innovation in Blended Learning: do projeto aos primeiros passos”, realiza-se na próxima quarta-feira, pelas 14h, no Departamento de Educação e Psicologia, e será dinamizada pela investigadora do CIDTFF, Maria João Loureiro.
Seguem-se um breve resumo e palavras-chave:
O projeto “Technology Innovation in Blended Learning” – TIBL tem como objetivo desenvolver cursos de formação profissional continua (C-VET), em regime semi-presencial, explorando contextos formais e não formais de aprendizagem e equipamentos variados, como os tablets, os smartphones… Procurar-se-á promover o desenvolvimento de competências digitais, em particular no que respeita às áreas 3 e 5 do DigComp2.0 (criação de conteúdos e resolução de problemas). Os aspetos inovadores do projeto prendem-se com: i) o desenvolvimento do enquadramento da formação focado no conceito da heutagonia ou aprendizagem autodirigida, em que é o estudante que determina o que vai aprender e como a aprendizagem deve ocorrer, o que proporciona uma aprendizagem idiossincrática e valoriza as experiências pessoais; ii) o desenvolvimento de um dispositivo de avaliação da qualidade dos cursos (incluindo os aspetos pedagógicos, materiais produzidos e decurso do projeto); e iii) o desenvolvimento de uma abordagem que explore as tecnologias que os estudantes usam no seu dia a dia (BYOD). Depois de apresentado o projeto em linhas gerais, reportar-se-á o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido – os primeiros passos.
Palavras-chave: Inovação, formação profissional continua, competências digitais, heutagonia, regime semi-presencial, BYO