Rosa Maria Faneca | Caderno do LALE, Reflexões nº 8
Já se encontra disponível para consulta o mais recente Caderno do LALE, Reflexões nº 8, intitulado “O papel das línguas de herança na competência plurilingue dos jovens com história(s) migratória(s): um estudo de caso nas escolas do centro de Portugal”, da autoria da investigadora do CIDTFF Rosa Maria Faneca.
Introdução:
“O presente número dos Cadernos do LALE – Série Reflexões enquadra-se no projeto de investigação O papel das línguas de herança na competência plurilingue dos jovens com background migratório: um estudo de caso nas escolas do distrito de Aveiro. Para a consecução do referido Projeto de Pós Doutoramento foram definidos objetivos de investigação, orientadores do estudo que se realizou, e que aqui se retomam:
1. Conhecer o meio sociolinguístico dos jovens com história(s) migratória(s);
2. Compreender as relações que os alunos com background migratório estabelecem com a língua de herança (LH) e com as restantes línguas conhecidas;
3. Analisar as representações sociais de alunos e professores acerca:
– das LH e das culturas a elas associadas;
– da língua portuguesa e do seu ensino-aprendizagem;
– do papel das LH na aquisição de outras línguas e de conteúdos escolares.
4. Analisar a mobilização e possível rentabilização, por parte dos professores em sala de aula, dos repertórios plurilingues dos alunos com background migratório de escolas do distrito de Aveiro.
É no seguimento da investigação realizada que surge este número dos Cadernos do LALE com o qual se pretende apresentar um sumário do desenvolvimento científico do projeto e das suas principais conclusões.
O Caderno estrutura-se em quatro capítulos: Enquadramento Teórico, Desenho Investigativo e Metodológico, Resultados, Principais Conclusões e Recomendações. Nele ainda se inclui no final um conjunto de referências bibliográficas.
No primeiro capítulo, dá-se a conhecer a ancoragem teórica do projeto, estabelecendo-se a relação entre a população com história(s) migratória(s) nas escolas portuguesas, as LH e a Competência Plurilingue e Pluricultural, com enfoco no 3.º ciclo do ensino básico e no ensino secundário português.
No segundo capítulo, por sua vez, apresentamos de forma sucinta o desenho investigativo e metodológico do estudo e explicitamos os procedimentos utilizados para responder às questões de investigação. Dedicamos o capítulo seguinte à apresentação dos resultados relativos às representações dos alunos e dos professores. Por fim, no quarto capítulo, apresentamos as principais conclusões e traçamos algumas recomendações para a implementação de ações de formação contínua dirigidas a professores dos 2.º, 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário.”