Isabel Cabrita (CIDTFF) | in VIII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática. Libro de actas. Comunicaciones Breves 601-700, pp. 393-401

Resumo:

“No respeito pelas várias exigências ditadas pelo Processo de Bolonha ao longo de quase duas décadas e pela legislação nacional, os cursos de formação de Educadores de Infância e de Professores dos anos iniciais de escolaridade em Portugal têm vindo a sofrer alterações sucessivas.

Desde 2007, tal formação é de nível de mestrado (2º ciclo de Bolonha) e sucede uma licenciatura em educação básica (1º ciclo de Bolonha).

No âmbito deste artigo, propomo-nos referir as condições de acesso à licenciatura e ao mestrado, os modelos de formação subjacentes a tais cursos e a matriz curricular de várias instituições do ensino superior. Num outro andamento, deter-nos-emos em programas curriculares da área da didática da matemática no que respeita, principalmente, às finalidades e objetivos que perseguem, aos conteúdos programáticos selecionados, às orientações metodológicas privilegiadas, à avaliação das aprendizagens praticada. Finalmente, discuto a mais recente legislação e as alterações que provocou ao nível dos respetivos cursos.”

ver mais