Vânia Carlos (CIDTFF), Lúcia Pombo (CIDTFF) & Maria João Loureiro (CIDTFF) | Revista “Da Investigação às Práticas”, v. 8, n. 1 (2018)

Resumo:

“O projeto AGIRE, resultante de uma parceria entre a Universidade de Aveiro, empresas ligadas ao ensino e à aprendizagem, e o Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré, implementou o conceito Edulab (laboratórios escolares dotados de equipamentos tecnológicos – tablets, computadores portáteis e quadros interativos, e recursos educativos digitais – manuais digitais e plataformas de aprendizagem) que visa a adoção de práticas pedagógicas inovadoras.

Preconizando a inovação da prática pedagógica através do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e a promoção da literacia digital de professores (e alunos, por intermédio da inovação das práticas pedagógicas), implementou-se uma oferta formativa durante o ano letivo de 2014/2015 com 13 professores de Educação Básica, que potenciasse o aproveitamento pedagógico do investimento tecnológico realizado.

Foi desenvolvido e aplicado um conjunto de instrumentos de recolha de dados, no sentido de se desenvolver uma reflexão em torno da integração pedagógica das TIC no contexto do Edulab, apresentando-se como principais resultados: i) o balanço de posicionamento pelos professores envolvidos face à integração das TIC na sua prática pedagógica, no início e no final do projeto; ii) a análise SWOT sobre o trabalho desenvolvido ao longo do projeto, resultante de uma entrevista do tipo Focus Group realizada aos professores no final do projeto; e iii) um conjunto de princípios de boas práticas, resultante da monitorização do projeto.”