As investigadoras do CIDTFF, Cecília Guerra, Maria João Loureiro e Maria José Loureiro, participaram, entre os dias 8 e 13 de maio, no “Teaching event” do projeto ERASMUS+ Technological Innovation in Blended Learning (TIBL), que teve lugar em Sevilha.

Tratou-se de uma reunião de trabalho cujo objetivo foi a partilha de conhecimentos sobre Blended learning (modelos mistos), o conceito de heutagogy (self-determined learning), avaliação da qualidade em ambientes online, estudos de caso sobre ensino profissional (VET) direcionado para SMEs, o uso de multiple devices, familiarização com diversas ferramentas a explorar no projeto, entre outros.

As atividades incluíram ainda a tomada de decisões relativas às atividades a desenvolver, em particular o desenvolvimento de um MOOC para formadores e de uma “Trainers’ Toolbox” com orientações para a adaptação dos cursos que serão desenvolvidos no projeto e a criação de novos cursos.

Para além da equipa do projeto alargada, o evento contou ainda com a participação de Andreia Inamorato dos Santos que desde 2013 trabalha no Joint Research Centre (JRC) da Comissão Europeia. O seu trabalho contribui para a identificação de oportunidades e desafios da exploração de recursos educativos abertos na inovação do ensino, da aprendizagem e da formação profissional na Europa e é de grande relevância para o projeto TIBL.