As investigadoras do CIDTFF, Maria de Lurdes Gonçalves (Camões, I.P.), Mónica Bastos (Camões, I.P.) e Sílvia Melo-Pfeifer (Universidade de Hamburgo), estiveram presentes, nos dias 16 e 17 de maio, no lançamento do Volume Complementar (Companion Volume) do Quadro Europeu Comum de Referência com novos descritores (CEFR Companion Volume with New Descriptors), que teve lugar no Palais de l’Europe, em Estrasburgo.
A conferência de lançamento “Building Inclusive Societies through Enriching Plurilingual and Pluricultural Education” está integrada numa série de atividades para promover a educação plurilingue e pluricultural e contribuir para melhorar o ensino e a aprendizagem de línguas com um foco especial no Volume Complementar do QECR.
A conferência de lançamento foi acompanhada de workshops paralelos, nos quais profissionais da educação em línguas e demais interessados discutiram implicações, oportunidades e desafios para a aprendizagem, ensino e avaliação, desenvolveram recomendações e traçaram modos de implementação deste Volume Complementar ao QECR, dando início a um diálogo construtivo.
Após a apresentação global do trabalho realizado e de resultados de pequenos estudos já realizados com os descritores para a mediação agora apresentados, os participantes distribuíram-se em workshops para pensar estratégias de implementação com diferentes enfoques: do ponto de vista da investigação, da formação, da avaliação, do desenvolvimento curricular e das instituições e associações de educação em línguas.
Solicitava-se ainda a propostas de possíveis estudos de caso a desenvolver, de preferência envolvendo várias instituições e países.
As investigadoras do CIDTFF apresentaram propostas, cuja pertinência será analisada pela Comissão Europeia e comunicada até ao final de junho de 2018.