6 de junho 2018, 14h30 | Sala de Reuniões e Tradução, Edifício Central e da Reitoria, Universidade de Aveiro

No próximo dia 6 de junho, pelas 14h30, terão lugar, na Sala de Reuniões e Tradução do Edifício Central e da Reitoria, as provas do Programa Doutoral em Multimédia em Educação de Joana Isabel Pinheiro Peixinho com o título: “Desenvolvimento de um manual escolar digital de Estudo do Meio – Para uma educação em Ciências com orientação CTS/PC”.

Joana Peixinho, investigadora do CIDTFF / LEduc, é orientada por Rui Marques Vieira, investigador do CIDTFF e professor do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro.

Seguem-se o resumo e palavras-chave disponibilizados pela doutoranda.

ver mais

 

Resumo: 

A introdução das tecnologias digitais de informação e comunicação na educação, nomeadamente por via de programas de inovação tecnológica, incentivou a criação de uma panóplia de recursos educativos digitais. Entre estes estão os manuais escolares digitais que também começam a ser desenvolvidos no contexto educativo português.

Verifica-se, também, que este é encarado como uma nova oportunidade para a inovação educacional, em termos de orientações, abordagens, estratégias e atividades. Por outro lado, de forma entrelaçada, nas sociedades tecnológicas o conhecimento científico assume um papel preponderante e é exigido à escola a formação de cidadão cientificamente literatos, interessados pelos assuntos sociocientíficos que lhes permitam analisar e intervir no mundo de uma forma responsável, fundamentada e consciente. A educação em ciências com uma orientação CTS/PC é uma via para percorrer e alcançar tais propósitos. Tal orientação assenta na valorização de situações reais para um ensino contextualizado da ciência, enfatizando as interações entre a tecnologia e a sociedade, apresentando diferentes graus de abertura nas estratégias e atividades de tipologia diversa, refletindo uma aprendizagem ativa e mais realista acerca da natureza da ciência e do trabalho dos cientistas e promovendo explicitamente capacidades de pensamento crítico.

Com base numa metodologia de Educational Design Research, com esta investigação propôs-se o desenvolvimento de uma proposta de um manual escolar digital para a educação em ciências com orientação CTS/PC, com base em padrões de qualidade didático-pedagógica e tecnológica, acolhendo e operacionalizando abordagens investigativas nomeadamente o 5E do denominado Inquiry-based science.

Desta forma, este estudo foi balizado por duas questões de investigação: (i) quais as linhas orientadoras para o desenvolvimento de uma proposta de um manual escolar digital com orientação CTS/PC para a educação em ciências no 1.º ciclo do ensino básico?; e (ii) qual a avaliação da proposta de um manual escolar digital como via de operacionalização da educação em ciências com orientação CTS/PC e da multimédia em educação, por professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico em exercício de funções?

Deste modo, desenvolveu-se um quadro teórico sobre as especificações didática-pedagógicas para a educação em ciências com orientação CTS/PC e as especificações tecnológicas; realizaram-se focus groups com especialistas em tecnologia/multimédia educativa e com especialistas em educação em ciências com intuito de apurar linhas orientadoras para o desenvolvimento de manuais escolares digitais de educação em ciências para os primeiros anos de escolaridade; concebeu-se, produziu-se, validou-se e implementou-se um instrumento de desenvolvimento e avaliação de manuais escolares digitais de educação em ciências, tendo em conta o quadro de referência definido; e apreciaram-se manuais escolares digitais de Estudo do Meio do 1.º ano de escolaridade presentes em contexto educativo português de forma a averiguar as reais necessidades e potenciais contributos da proposta de um manual escolar digital com orientação CTS/PC para este ciclo de ensino. Nesta lógica desenvolveu-se uma proposta de um manual escolar digital para a educação em ciências com orientação CTS/PC para os primeiros anos de escolaridade tendo em conta todas as fases anteriormente referidas. A fim de apurar contributos, limitações, obstáculos e oportunidades de tal proposta em contexto educativo português para este ciclo de ensino, realizaram-sefocus groupscom professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico em exercício efetivo de funções.

Esta investigação constitui um modesto contributo para impulsionar a educação em ciências com orientação CTS/PC nos primeiros anos de escolaridade através do desenvolvimento de uma proposta de um manual escolar digital para os primeiros anos de escolaridade fundamentado por um instrumento de desenvolvimento e avaliação de manuais escolares digitais de educação em ciências, produzido neste estudo.

Palavras-chave: Manual Escolar Digital, Educação em Ciências, Ciência-Tecnologia-Sociedade/Pensamento Crítico [CTS/PC], Tecnologia/Multimédia educativa