Durante o mês de maio, 162 alunos do 2º ao 4º ano do Centro Escolar de Santiago foram ao Parque Infante D. Pedro explorar a app EduPARK para uma aprendizagem móvel e com realidade aumentada, em sete sessões dinamizadas pelo projeto EduPARK.

A Professora Elisabete Ribeiro, que frequentou a segunda edição da formação “Tablets na educação: promoção de competências digitais no âmbito de aprendizagens móveis”, constituiu o elo de ligação entre o Centro Escolar e o Projeto, com o intuito de proporcionar aos alunos dessa instituição um dia de aprendizagem diferente.

Os alunos revelaram entusiasmo com a utilização de dispositivos móveis para fazer aprendizagens curriculares, num ambiente pouco usual – o Parque da sua cidade. Em grupo, empenharam-se no jogo EduPARK, seguindo as instruções de orientação disponibilizadas pela app, descobrindo os locais de interesse, explorando conteúdos multimédia e em Realidade Aumentada relacionados com esses locais, discutindo possíveis soluções para os desafios lançados e ainda descobrindo tesouros virtuais.

Também os professores titulares das turmas manifestaram satisfação com a app. Por exemplo, o Professor José Agostinho, professor titular de uma turma do 2º ano, referiu “Os alunos adoraram e eu acho que é uma forma de aprender muito interessante, porque alia a novidade, à responsabilidade, à motivação e aos meios que eles hoje dominam facilmente. Os alunos interagem e estão predispostos para aprender algo de novo.”