Sandra Vasconcelos (ESTGA – UA) & Ana Balula (CIDTFF) | in Atas do 4.º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, pp. 139-142
Resumo:
Tendo por base a criação de narrativas digitais com recurso a dispositivos móveis, esta comunicação breve descreve um projeto que se encontra a ser desenvolvido na disciplina de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico no Agrupamento de Escolas de Águeda Sul. Tendo por principal objetivo a gravação de histórias em formato vídeo, este trabalho assume uma perspectiva prática, centrada na aplicação em contexto, sendo apresentada uma reflexão sobre o potencial de utilização de dispositivos móveis em sala de aula, designadamente na criação de ambientes de ensino e aprendizagem participativos e colaborativos. Tratando-se de um projeto em fase inicial, é feito um breve enquadramento teórico e conceptual, sendo apresentados os objetivos e descritas as fases de implementação. Adaptadas pelos alunos, as histórias serão gravadas com recurso à técnica de stop motion, sendo produzidas e editadas colaborativamente. A recolha de dados será realizada através de observação participante e da análise dos trabalhos produzidos pelos alunos. Espera-se que os dados recolhidos permitam aferir os progressos dos alunos, avaliando-se o impacto da utilização das ferramentas digitais no desenvolvimento de competências linguísticas e na motivação e envolvimento dos participantes.