31 maio – 3 junho |  Massachusetts Institute of Technology (MIT), Cambridge

As investigadoras do CIDTFF Lurdes Gonçalves e Sílvia Melo-Pfeifer participaram na “5ª Conferência sobre o Ensino, Promoção e Manutenção do Português como Língua de Herança”, em Cambridge, com comunicações que refletiram a importância da didática da Língua Portuguesa.

Sílvia Melo-Pfeifer proferiu a conferência intitulada “O que podem a ‘toranja’, os ‘anfíbios’ e os ‘todo-o-terreno’ explicar acerca das Línguas de Herança? Reflexões acerca da Didática do Português Língua de Herança.

Lurdes Gonçalves apresentou as comunicações “Quando o Cá e o Lá se entrecruzam: professores de LH, profissionais em trânsito” e “Formação contínua no ELH: um figurino em construção”.

Ambas as investigadoras participaram ainda na mesa redonda “Quando o pronto-a-vestir não chega: na alfaitaria da formação de professores. Olhares complementares sobre a formação contextualizada de professores de PLH“, moderada por Lurdes Gonçalves e na qual intervieram também  Everton Vargas da Costa (Harward University) e Felicia Jennings-Winterle (Brasil em Mente).

Foram 4 dias de intensas trocas e aprendizagens com colegas unidos em torno do ensino da língua Portuguesa como Língua de Herança.

Para além da língua que nos une, as preocupações e dificuldades também são semelhantes, girando sempre em torno de estratégias de ensino motivadoras, de um melhor conhecimento do perfil dos alunos para melhor promover a aprendizagem, e da dificuldade em envolver os encarregados de educação no processo de aprendizagem e manutenção da Língua de Herança, o que torna cada vez mais pertinente o debate e a investigação em torno da Didática da Língua de Herança.

ver mais