Investigadores do CIDTFF Amanda Franco, Rui Marques Vieira, António Moreira, Margarida Lucas e Mónica Lourenço em  destaque no mais recente número da revista Linhas da Universidade de Aveiro no artigo “Formar estudantes para criar cidadãos competentes” (pp. 34-39).

O artigo tem por foco o contributo da Universidade de Aveiro na formação de cidadãos competentes, em particular através da criação de condições favoráveis ao desenvolvimento de Soft Skills e, por conseguinte, de estudantes munidos de competências para além das que se aprendem na sala de aula.

Na área do pensamento crítico, é mencionado o artigo “O pensamento crítico: as mudanças necessárias no contexto universitário”, da autoria de Amanda Franco (CIDTFF), Rui Marques Vieira (CIDTFF) e Carlos Saiz (Universidade de Salamanca), e a integração e trabalho do CIDTFF na Rede de Pensamento Crítico.

É apresentado o contributo de António Moreira e Margarida Lucas para a definição de critérios europeus para a avaliação de  competências digitais, trabalho que os dois investigadores têm vindo a realizar no âmbito do DigComp – Quadro Europeu de Competência Digital para Cidadãos e do DigCompEdu – Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores.

Mónica Lourenço é destacada pelo seu trabalho no chamado referencial de Cambridge sobre competências globais, e pela sua opinião sobre uma educação para a cidadania global.

ver mais