Rui Marques Vieira | Coleção Educação e Formação – Cadernos Didáticos, número 1
Já foi publicado primeiro número da nova Coleção Educação e Formação – Cadernos Didáticos, intitulado “As Comunidades Online na Promoção do Pensamento Crítico em Didática das Ciências”
Resumo:
A maioria das crianças e pré-adolescentes que frequentam já o Ensino Básico, tal como destacam muitas agências e organismos internacionais, nasceu na era das ferramentas digitais e das redes sociais e irão exercer profissões que, neste momento, ainda não existem. Por esta e outras razões tem vindo a ganhar preponderância acrescida o promover de competências, como o pensamento crítico e criativo, a fim de as preparar para lidarem com a imprevisibilidade que vão encontrar e que permitam a requalificação ao longo das suas vidas. Neste contexto e dado o potencial das Comunidades de Aprendizagem e/ou de Prática (CAP), nomeadamente online, no contexto da formação de professores, procura-se proceder a uma reflexão acerca destas comunidades na promoção do pensamento crítico.
Assim, com vista à fundamentação e construção de boas práticas de formação de professores, no caso do ensino básico, além do enquadramento e razões que justificaram a realização deste
trabalho, começa-se por apresentar as comunidades profissionais de professores, destacando-se as de aprendizagem e de Prática e, depois, as online. Do mesmo modo, a seguir, sintetiza-se a investigação que se tem realizado sobre o pensamento crítico em educação, com foco, por um lado, nas abordagens e quadros de referência e, por outro, nas estratégias de ensino e de aprendizagem. Na terceira parte procura-se descrever o modo como se tem vindo a promover o pensamento crítico na formação em Didática das Ciências através de uma CAP online, que se denomina EducaCiencia. No final salientam-se algumas reflexões que podem contribuir para a melhoria da educação e da formação de professores.
Como se assume mais adiante, no âmbito da multidimensionalidade de processos formativos e dos seus intervenientes, e no quadro da sua complexidade e das suas interações, almeja-se, potenciar a melhoria das práticas destes futuros professores das ciências desde os primeiros anos, numa perspetiva de literacia científica crítica. A relevância deste trabalho, que configura igualmente um dos seus aspetos inovadores, advém da necessidade de se fomentarem espaços de (re)construção de conhecimento sobre a formação de professores do ensino básico, num quadro (de Bolonha) que continua a ser emergente em Portugal. Um outro aspeto inovador, que evidencia a sua relevância, é a operacionalização de tal espaço mediante o desenvolvimento de uma CAP online.
Palavras-chave: Pensamento Crítico; Didática das Ciências; Comunidades de prática e de Aprendizagem online.