O projeto SCReLProg: Auto e Corregulação na Aprendizagem Online de Programação de Computadores foi aprovado para financiamento no âmbito do concurso FCT para Projetos de IC&DT em todos os Domínios Científicos 2017.
O consórcio promotor é constituído pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) – instituição beneficiária, Universidade de Aveiro (UA), Universidade Aberta (UAb) e INESC TEC – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência.
Da equipa fazem parte os investigadores do CIDTFF, José Paulo Cravino (investigador responsável, UTAD) e Teresa Bettencourt (coordenadora local, UA). Daniela Pedrosa, ex-bolseira de doutoramento FCT do CIDTFF e colaboradora do LabDCT, integra também a equipa.
A candidatura obteve uma pontuação final de 4,27, relativa ao Mérito de Projeto, tendo sido aprovada para financiamento a totalidade do orçamento global submetido ao painel, no valor de cerca de 230 mil euros.
Desejamos à equipa às maiores felicidades!
Resumo do projeto:
Este projeto parte da escassez e da necessidade crescente de profissionais qualificados na área de informática na Europa. Por outro lado, existe elevado insucesso académico nas unidades curriculares (UC) de programação de computadores, particularmente na transição da programação inicial para programação avançada. As dificuldades que os alunos sentem em programar revelam que é necessário desenvolver um conjunto de estratégias de aprendizagem adequadas e ajustadas ao que se espera de um profissional de programação. Os desafios são ainda maiores no ensino à distância, porque requer dos alunos maior disciplina, autonomia e capacidades de autorregulação e de corregulação da aprendizagem para concluir o curso com sucesso.
A ACM e a IEEE referem nos seus relatórios a necessidade de adaptar os programas (curricula) aos novos desenvolvimentos pedagógicos. No ensino da programação de computadores, os alunos que adotam estratégias de autorregulação e de corregulação das aprendizagens apresentam um bom desempenho académico. Investigações anteriores com a abordagem pedagógica SimProgramming apresentou resultados promissores em contexto presencial quanto à sua exequibilidade e a adequabilidade em ajudar os alunos a superarem as suas dificuldades em programação, contribuindo para melhorar a aprendizagem de programação e a utilização de estratégias de autorregulação e de corregulação da aprendizagem.
As dinâmicas atuais assentes na mudança tecnológica, levam as instituições de Ensino Superior a investir em cursos de e-learning. Contudo, esta aposta requer um conjunto de adaptações e implementação de novos modelos pedagógicos. No caso concreto da Universidade Aberta (UAb) há a necessidade de adaptar o seu modelo pedagógico virtual ao ensino da programação de computadores, para promover a autorregulação e a corregulação das aprendizagens dos alunos. Neste sentido, este projeto visa adaptar e desenvolver a abordagem SimProgramming para o contexto de e-learning, para identificar e compreender de que forma as estratégias de autorregulação e de corregulação da aprendizagem podem ser estimuladas em contexto de e-learning e como isso influencia a aprendizagem de programação.
Esta investigação será realizada na UAb, na UC de Desenvolvimento de Software, através de uma metodologia de investigação que combina estudo de casos e ciclos de Design Science Research. Os parceiros que integram este projeto têm competências complementares na área tecnológica (INESC TEC), em ciências da educação, didática e formação (CIDTFF, UTAD e UAb) e no ensino da programação (UTAD e UAb). O objetivo é contribuir para aumentar o conhecimento sobre a auto e corregulação dos alunos durante a aprendizagem de programação em contexto de e-learning, na transição para a programação avançada, desenvolvendo um modelo inovador de ensino e de aprendizagem da programação em contexto de e-learning (e-SimProgramming).