O CIÊNCIAVITAE é a nova plataforma nacional de gestão curricular do MCTES para a comunidade científica.
É um currículo em que o utilizador tem total autonomia sobre os seus dados, e que, respeitando as especificidades das diferentes áreas científicas, permite agregar informação inserida noutras plataformas nacionais e internacionais, como FCT-SIG CV, DeGóis, RENATES (teses e dissertações), REBIDES (pessoal docente), ORCID e RCAAP, através da associação do CIÊNCIA ID.
Recolhe automaticamente, mediante a indicação/autorização do investigador, os diversos elementos de informação existentes nas múltiplas plataformas acima referidas.
O investigador deverá verificar e poderá adaptar e completar essa informação conforme entender, adequando-a e apresentando-a em função dos seus objetivos.
O lançamento oficial está previsto ocorrer no final de setembro. Na FCT, a implementação deste novo CV online será progressiva: numa primeira fase, a sua utilização será facultativa, substituindo progressivamente o FCT SIG e o DeGóis, tornando-se de uso obrigatório para todos os concursos FCT a partir do verão de 2019.
Para saber mais, sugerimos a consulta do portal CIÊNCIAVITAE e a visualização do vídeo de demonstração.