Três investigadores do CIDTFF membros da AIA-CTS, Isabel P. Martins (presidente), Rui M. Vieira (Tesoureiro) e Celina Tenreiro-Vieira, participaram entre 1 e 3 de agosto no evento conjunto XIII Jornadas Nacionales – VIII Congreso Internacional de Enseñanza de la Biología e VI Seminário Ibero-Americano CTS (VI SIACTS), que decorreu na Universidade Nacional de Quilmes, Buenos Aires, Argentina.

No dia 2 de agosto realizou-se ainda a Assembleia Geral da AIA-CTS.

No evento da responsabilidade da Associação de Docentes de Ciências Biológicas da Argentina (ADBiA) e da Associação Ibero-Americana CTS na Educação em Ciência (AIA-CTS), Rui M. Vieira e Celina Tenreiro-Vieira proferiram, por convite, a Conferência de encerramento intitulada “Pensamento crítico na educação em ciências para uma cidadania responsável”.

Isabel P. Martins coordenaou a Mesa-Redonda “Educaciòn cientìfica, educaciòn tecnológica…y la sociedad?”, na qual intervieram Héctor Odetti (Universidade Nacional do Litoral, Argentina), Alvaro Chrispino (Centro Federal de Educação Tecnológica, Rio de Janeiro) e María Elina Estébanez (Universidade de Buenos Aires).

Os Seminários CTS tiveram início na Universidade de Aveiro, em julho de 2000, foram pensados como ibéricos e realizaram-se, desde então, de dois em dois anos e de forma ininterrupta. Em 2008, o V Seminário Ibérico adquiriu o estatuto de I Seminário Ibero-Americano e assim se tem mantido. O VI SIACTS corresponde ao X Seminário CTS e foi a terceira vez que se realizou na América Latina (Brasília em 2010, Bogotá em 2014). A próxima edição do SIACTS terá lugar na Universidade de Valência, Espanha, em julho de 2020.

A AIA-CTS, fundada em 2010, é a promotora destes Seminários os quais coorganiza em parceria com uma Universidade Ibero-Americana, alternadamente na Península Ibérica e na América Latina.

O tema geral do VI SIACTS foi “Para uma educação CTS: Construindo pontes entre a investigação e as práticas”, um propósito que se coaduna com os objetivos e missão da AIA-CTS.