Congratulamos a investigadora Joana Rios Rocha, integrada no Programa Doutoral em Didática de Ciências e Tecnologia (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro), a quem foi atribuída uma das 28 bolsas de doutoramento do painel de “Ciências da Educação”.
A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) divulgou, dia 7 de agosto, os resultados do Concurso Individual para atribuição de Bolsas de Doutoramento de 2018, no qual foram atribuídas um total de 950 bolsas, em várias áreas, de 2540 candidaturas individuais avaliadas.
Sobre o projeto de Joana Rios Rocha:
Título: “A educação científica e a educação Literária como polos Interdisciplinares para o desenvolvimento das competências transversais do século XXI”
Resumo:
Os 4C – pensamento crítico, cooperação, comunicação e criatividade – têm sido identificados por várias instituições como competências transversais fundamentais para os alunos do século XXI. No entanto, as práticas educativas em Portugal parecem não favorecer o desenvolvimento destas competências. Sendo elas transversais, espera-se que a articulação entre educação científica e literária facilite o desenvolvimento dos 4C. Neste quadro, pretendemos: i) identificar as melhores práticas interdisciplinares que envolvem a educação científica e literária no contexto do ensino formal com recurso a questionários, entrevistas e observação de aulas; ii) Melhorar essas práticas para torná-las mais eficazes na promoção dos 4C através de uma abordagem investigação-ação levada a cabo com um grupo de professores seleccionados; iii) Divulgar as propostas testadas e avaliar a receptividade de professores e possíveis barreiras à sua implementação através de uma acção de formação de docentes desenhada para o efeito. Espera-se com este estudo obter uma caracterização destas práticas e identificar possíveis barreiras à sua implementação generalizada.
Keywords: Interdisciplinaridade;Competências transversais para o Séc. XXI;Educação Científica;Educação Literária
(Co)Orientação: J. Bernardino Lopes (UTAD-CIDTFF), Alexandra Sá Pinto (UA-CIDTFF) e José António Gomes (ESE-IPPorto/ InEd | IEL-C)