A investigadora Daniela Pedrosa teve a sua candidatura ao Concurso de Estímulo ao Emprego Científico Individual – 2017 aprovada, no âmbito da qual desenvolverá o projeto Self and Co-Regulation in e-Learning of Computer Programming for students and teachers.

O plano de investigação, aprovado na categoria junior researcher, será desenvolvido ao longo dos seis anos (período máximo) do contrato de trabalho, após a celebração do contrato-programa entre a FCT e a Universidade de Aveiro, com início previsto para 2019.

O projeto será desenvolvido no âmbito do Laboratório de Didática de Ciências e Tecnologia (LabDCT) do CIDTFF, sediado na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

A investigadora, antiga bolseira de doutoramento FCT, terá um dos 23 contratos de trabalho a conceder pelo painel de Educação, Psicologia e Ciências Cognitivas do concurso.

 

Resumo do projeto (CEECIND/00986/2017):

Este projeto foca-se na necessidade de adaptar e projetar currículos em Ciência da Computação para a aprendizagem ao longo da vida e para a prática profissional, devido à escassez de profissionais qualificados e ao elevado insucesso académico em programação de computadores, em particular, na transição da programação inicial para programação avançada.

As dificuldades que os alunos sentem em programar revelam a necessidade de desenvolver um conjunto de estratégias de aprendizagem que sejam adequadas ao que se espera de um profissional de programação. Os desafios são ainda maiores no Ensino à Distância, porque requer dos alunos maior disciplina, autonomia e capacidades de autorregulação e de corregulação da aprendizagem para concluir o curso com sucesso.

No ensino da programação de computadores, os alunos que adotam estratégias de autorregulação e de corregulação das aprendizagens apresentam um bom desempenho académico. A abordagem pedagógica SimProgramming apresentou resultados promissores em contexto presencial quanto à sua exequibilidade e a adequabilidade em ajudar os alunos a superarem as suas dificuldades em programação, contribuindo para melhorar a aprendizagem e o desenvolvimento de estratégias de autorregulação e de corregulação da aprendizagem.

Os principais objetivos do projeto são: 1) Compreender como a abordagem SimProgramming pode ser adaptada ao contexto de e-learning, de forma a promover estratégias de autorregulação e corregulação da aprendizagem nos alunos; 2) Identificar e compreender o desenvolvimento de estratégias de autorregulação e corregulação da aprendizagem em e-learning nos alunos; 3) Compreender de que forma a formação para professores em serviço contribui para as suas intervenções pedagógicas no ensino da Programação de Computadores, e o qual o impacto da autorregulação e corregulação das aprendizagens nos seus conhecimentos e competências pedagógicas.

Este trabalho será desenvolvido no âmbito da Universidade Aberta (UAb), uma Universidade totalmente on-line, através de uma metodologia de investigação que combina Estudo de Casos e Design Science Research. Este projeto é desenvolver-se-á em duas fases: Fase A) Adaptação, implementação e avaliação da abordagem SimProgramming no Ensino à Distância; e a Fase B) Formação de Professores em serviço de Programação de Computadores.

Este projeto tem o apoio de parceiros de investigação especializados em Programação de Computadores, Ensino à Distância e Autoregulação e Corregulação da aprendizagem, nomeadamente: Prof. Doutor José Cravino (Univ. Trás-os-Montes e Alto Douro), Prof. Doutor Leonel Morgado (UAb), e o Prof. Doutor Jonathan Kaplan (Univ. Lyon, França).