Margarida M. Pinheiro (CIDTFF), Isabel Machado & Cláudia S. Sarrico | A3ES – Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior

Caraterização geral:

A A3ES, na sua página de entrada e dando cumprimento à sua missão de “garantir a qualidade do ensino superior em Portugal, através da avaliação e acreditação das instituições de ensino superior e dos seus ciclos de estudos, bem como no desempenho das funções inerentes à inserção de Portugal no sistema europeu de garantia da qualidade do ensino superior”, disponibiliza um conjunto de Documentos que considera úteis de serem divulgados publicamente. Entre os vários documentos, estão disponíveis um conjunto de Publicações, categorizadas em vários pontos. Dentro dessas publicações, encontramos a Série A3ES Readings que, neste momento, engloba um conjunto de 15 obras.

A publicação da autoria de  Margarida M. Pinheiro (investigadora do CIDTFF), Isabel Machado, Isabel e Cláudia S. Sarrico, de 2018, Caraterização do Corpo Docente das Áreas de Educação e Formação do Ensino Superior Português (Lisboa: A3ES Readings. ISBN: 978-989-98511-8-4), disponível em http://www.a3es.pt/sites/default/files/15-A3ES%20Readings_Corpo%20Docente.pdf, surge então sob a chancela da Editora Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior e é a obra mais recente que se pode aí encontrar.

 

Sobre a obra:

O  presente  estudo  analisa  e  carateriza  o  corpo  docente  que  leciona  em  ambos  os  subsistemas de ensino superior (universitário e politécnico) e em ambos os setores de ensino (público e privado) em todas as Instituições de Ensino Superior portuguesas. Para além de uma caraterização global do corpo docente, o estudo está também organizado por CNAEF (Classificação  Nacional  das  Áreas  de  Educação  e  Formação)  a  2  dígitos,  ou  seja,  por  cada uma  das  22  áreas  existentes.

Com  a  presente  investigação  pretendemos  contribuir  para definir o perfil (pessoal, académico, profissional e de investigação) de quem leciona no ensino superior português (no seu todo e por área específica) e trazer apor para o debate sobre a qualidade e a avaliação que é feita da mesma ao nível da formação superior em Portugal. Desta forma e como consequência, a análise efetuada poderá constituir-se, a um nível mais macro, como instrumento de diagnóstico para a melhoria da qualidade das IES e, a um nível mais micro, como informação detalhada sobre cada  área  de  formação.  Num  campo  mais  vasto,  consideramos  que  as  implicações sociais deste trabalho podem encontrar eco junto dos responsáveis pelo ensino superior ao alertarem para os efeitos das ações que são tomadas em termos de modelos e formalismos legais, preconizados para este nível de ensino.

Os elementos recolhidos tiveram por base a informação constante nas Fichas Curriculares constantes do Guião para a Autoavaliação de Ciclos de Estudos proposto pela A3ES. A presente obra encontra-se organizada em seis pontos fundamentais. Após a introdução, é descrita a construção metodológica do estudo. Enquanto no terceiro ponto é caraterizado, no seu global, o corpo docente português, no quarto ponto é feita a sua caraterização por CNAEF e, no quinto, é feita uma análise comparativa entre as CNAEF. No último capítulo são apresentadas algumas considerações finais.

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