“Smart Schools: uma rede de geomentores em cocriação cívica”

Realizou-se no dia 10 de outubro, na Escola Secundária da Gafanha da Nazaré (ESGN), sob orientação de Vânia Carlos (CIDTFF) e Manuel Santos, um workshop inovador de formação de professores, visando a cocriação cívica de estratégias pedagógicas entre professores e parceiros locais (mentores), intitulado “Smart Schools: uma rede de geomentores em cocriação cívica”.

Organizado em colaboração com o CFAECIVOB – Centro de Formação de Associação de Escolas dos concelhos de Ílhavo, Vagos e Oliveira do Bairro, contou com a presença de 17 professores e representadas três entidades: Câmara Municipal de Ílhavo (Vereador da Educação, Tiago Lourenço), Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré (Presidente, Carlos Rocha) e esri Portugal (representante da área de negócios Educação, Cultura e Startups, Rui Santos).

Num momento introdutório apresentaram-se os projetos em curso na ESGN de pós-doutoramento – “Technology-enhanced places as new learning environments outside the classroom: smart open cities and schools learning collaboratively” (Vânia Carlos) e de doutoramento – “O potencial da internet das coisas na promoção de uma cidadania participativa” (Manuel Santos), relacionados com a temática das “Smart Cities” e “Smart Schools”, onde escolas e município podem aprender colaborativamente através de plataformas digitais de consciência coletiva, devolvendo o conhecimento à sociedade civil.

Posteriormente foi realizada uma sessão de demonstração da tecnologia esri® para produção, análise e divulgação de dados georreferenciados com relevância para o município, pelo Dr. Rui Santos.

Seguidamente, os professores e os mentores locais presentes planificaram de forma colaborativa estratégias de ciência cidadã (como a recolha participativa de dados a partir de sensores) visando contribuir para a melhoria da articulação dos projetos educativos municipais e de escola, abrindo a escola ao meio e vice-versa.

Pretende-se que os produtos que se desenvolverem no âmbito da implementação destas estratégias sejam devolvidos à comunidade no formato de mapas online, infografias, notícias, documentos informativos, propostas de soluções para problemas, etc. Está prevista a realização de vários workshops de cocriação cívica ao longo do presente ano letivo, convidando-se mentores locais e formadores que se revelem pertinentes para a boa consecução dos projetos em causa.