No passado dia 18 de maio teve lugar no Departamento de Educação e Psicologia (DEP), um seminário intitulado “(Olhares sobre) políticas e práticas de internacionalização na Universidade de Aveiro: O caso do Departamento de Educação e Psicologia”. Neste seminário, dinamizado por Mónica Lourenço, bolseira de pós-doutoramento do CIDTFF/LALE, foram partilhados e discutidos os resultados de um estudo de caracterização das (representações sobre) políticas e práticas de internacionalização da UA e do DEP, a partir da análise de documentos institucionais e de entrevistas realizadas a responsáveis institucionais, serviços de apoio, professores e alunos; e identificadas algumas possibilidades e constrangimentos para o desenvolvimento de uma dinâmica de internacionalização mais integrada e sustentável.

As conclusões preliminares, partilhadas com os investigadores, docentes e representantes de serviços de apoio à internacionalização presentes no seminário, sugerem que o conceito de internacionalização ainda é entendido de uma forma restrita, sendo associado, sobretudo, à mobilidade estudantil e à participação em projetos internacionais, que se assumem como estratégias de promoção da visibilidade da UA e do DEP e garantes da sua sobrevivência económica. Todavia, parece existir uma abertura para entender a internacionalização como um instrumento de uma formação mais capaz para todos os estudantes (nomeadamente no que se refere ao desenvolvimento de competências linguístico-comunicativas em línguas estrangeiras e competências interculturais), através de atividade curriculares e extracurriculares, na linha dos pressupostos da Internationalization at Home.

No que se refere especificamente ao DEP, foram apresentadas algumas recomendações com vista a uma abordagem mais sustentada e integrada da internacionalização e que passam por: (i) definição de uma estratégia de internacionalização clara por parte da Direção com indicação de objetivos, linhas de ação, recursos humanos e financeiros; (ii) promoção de uma maior articulação com estruturas de apoio em funcionamento na UA (e.g., GRI e ESN Aveiro), para promover a mobilidade dos estudantes do DEP e incentivar a partilha de experiências entre estudantes estrangeiros e locais; (iii) incentivo à articulação entre atividades de investigação e ensino por parte dos docentes do DEP, nomeadamente através do aproveitamento de redes e projetos para a formação dos estudantes; (iv) realização de atividades de formação de professores no âmbito das línguas estrangeiras e da educação intercultural, da utilização de plataformas informáticas e da internacionalização do currículo.

Neste sentido, foram apresentadas as linhas orientadoras para a constituição de um grupo de trabalho em torno da internacionalização do currículo, assente no trabalho colaborativo entre docentes do Departamento e Educação e Psicologia, e que visa a construção de conhecimentos e práticas relativamente à educação global na formação inicial de professores. Apela-se aos docentes e outros interessados a consulta e divulgação do documento em anexo onde podem encontrar mais informação sobre este grupo de trabalho.